quinta-feira, 3 de julho de 2014

Família Andaluz Raposa (Santarém - Portugal)


Desde o início deste ano, que decidimos responder SIM, ao convite, e formar um grupo Família Andaluz na nossa pequena aldeia. Começámos pouco a pouco, meditando, conversando e preparando uma pequena participação para a tarde de convívio nas jornadas em Abril.
Iniciámos formalmente o nosso pequeno grupo no dia 21 de Junho e podemos afirmar, desde já, que ser membro da Família Andaluz na Raposa é óptimo!
Estamos a começar esta caminhada em grupo e sentimos que mais pessoas deverão colocar os seus “dons a render”, tal como Jesus nos pede, participando neste grupo que medita nas escrituras e que sai ao encontro dos outros, auxiliando naquilo que eles precisam! Somos assim uma nova família, aberta a todos os que vêm com o coração cheio de amor e vontade de fazer, de agir! Somos chamados a ser Igreja, uma Igreja activa na nossa Terra, com as nossas crianças, os nossos idosos, os que vivem sós, os que precisam de uma palavra, uma oração, um pouco do nosso tempo.
Convidámos a comunidade a não ter medo de dizer «SIM» como Maria nossa Mãe. Não sentimos tantas vezes no coração a vontade de sermos melhores cristãos? Não nos sentimos chamados a fazer parte de algo concreto? Algo que tenha por objectivo “servir” os mais simples como Cristo no lava-pés? 
Pretendemos assim, seguir o exemplo de Luiza Andaluz, que nunca se deixou ficar em casa, simplesmente sem fazer nada… mas saía para a rua e procurava ajudar, seguindo os caminhos de Deus. Tornando-se Serva de Nossa Senhora de Fátima continuou a sua missão servindo os outros.
Hoje nós, que moramos na Raposa, somos chamados a servir os outros da forma que podemos, dispensando um pouco do nosso tempo. Para isso precisamos de conhecer esta forma de viver, de conhecer mais intimamente este carisma de Luíza Andaluz!

 “Mesmo o que é muito pequeno tem importância se com ele podemos provar o nosso amor a Jesus.”


terça-feira, 1 de julho de 2014

Retiro para Leigos - 15 a 17 de Agosto de 2014


        O retiro é uma boa ocasião para um encontro mais aprofundado com Jesus, que me revela o Pai terno e bom, e me oferece a "água viva". Esta água, símbolo da graça divina, capacita-me para viver mais a "vida nova", em Cristo Ressuscitado, que recebi no dia do meu Baptismo.

       Com Jesus, torno-me discípulo missionário, porque não posso calar o que vi e experimentei junto do Senhor. 



quarta-feira, 25 de junho de 2014

Retiro do grupo da família Andaluz, Maputo- Moçambique.


Realizou-se no dia um de Junho de 2014, em Maputo/Liberdade na casa das Irmãs, um retiro com o grupo de leigos da Família Andaluz.
A recepção dos participantes começou por volta das 10h00, após a celebração Eucarística na Paróquia, seguido de um pequeno-almoço grande que nos deu energia para o dia.
O retiro iniciou por volta das 12h00 cujo tema era: Amor como dom de Deus e como resposta.


Iniciámos o nosso retiro com um cântico de acção de graças, por estarmos juntos em união com Deus. Depois a Ir. Maria de Jesus começou o desenvolvimento do tema, apresentando slides, com trechos tirados do Evangelho de S. João que, como ela referiu, é o evangelista do amor. Seguiu-se um momento de contemplação do amor de Deus; foi o momento em que cada um de nós se deixou cativar pelo amor de Deus.
A segunda parte, foi destinada à reflexão sobre as respostas que damos ao amor que Deus nos dá gratuitamente, as nossas atitudes em relação ao grande amor que Deus tem por nós e a nossa correspondência a esse amor.
A Ir. Maria de Jesus falou ainda da missão de Jesus, (Mt 28,16-20), do nosso compromisso em participar da missão de Jesus e da participação de Nossa Senhora na missão da Igreja.
No final, cada participante partilhou a sua experiência do dia. Foi um momento bastante emocionante e forte, pois, cada um exprimiu quanto foi importante poder constatar e sentir que Deus nos ama sem medida. Deus é Amor por excelência, e nós precisamos de participar desse amor de Deus amando-nos, uns aos outros como o Senhor nos amou e nos mandou.
Foi bonito ver e sentir que, neste dia, tivemos oportunidade de recebermos graças abundantes com esta belíssima reflexão, resta-nos agradecer a todas as Irmãs por estas graças. Salientar que saímos deste retiro melhores com vontade de viver à luz do Evangelho. Saímos em paz; como dizia Luiza Andaluz: “Deus é bom, ama-nos tudo pode e nunca falta a quem nele confia.

Terminámos o retiro, com um cântico sobre a missão e a oração do Santo Padre dirigida a Nossa Senhora.

Mª da Nazaré Cumbana



terça-feira, 17 de junho de 2014

Caminhada realizada no Dia 1/06/2014 - Grupo da Guarda


“Guiados pelo Espírito Divino saberemos trilhar, sem desfalecimento, os caminhos apontados pela vontade do Senhor”. Luiza Andaluz.

No dia 1 de Junho, dia da criança, a FAG fez uma caminhada pelos trilhos do cobertor de papa, “aqueles cobertores que picavam e que foram substituídos pelo edredom”, mas estão na moda novamente. Foi um dia vivido com muita alegria e fé.


Começámos por rezar as Laudes na capela de S. António em Maçainhas. Fizemos uma pausa para um cafezito. Seguimos para a Escola de Artes e Ofícios, para fazer o fabrico do cobertor de papa. Tivemos a oportunidade de ver o cobertor, com o símbolo da Guarda, que foi oferecido ao Presidente da República.
Sempre no trilho do cobertor, seguimos para o miradouro do Mocho Real, na barragem do Caldeirão. De longe, vimos as antigas fábricas que lavavam a lã das ovelhas que era a obra-prima para o tal cobertor. Continuamos para Vila Soeiro onde visitámos a igreja de Santa Ana, na qual existe uma imagem única no país. No caminho fomos apanhando umas cerejas, sem o dono ver, “mas roubar para comer não é pecado”. 

De seguida, dirigimo-nos para o Rio Mondego onde partilhámos o almoço. Rezámos, comemos sempre em espírito de Fé. A D. Albertina lavou a loiça no rio, o que foi muito engraçado. Seguimos para o Santuário da Sra. do Carmo onde rezámos e, sobretudo, descansámos. Ainda vimos o Antigo Seminário da Guarda, que foi transformado em Escola de Correção. Terminámos o dia, bebendo um café em família.

                                             

Festa de Santo António na Guarda, 13/06/2014

“Quem se dá a Deus, não dá, recebe.” Luiza Andaluz

No dia de S. António, fizemos uma sardinhada, onde tivemos a presença do diácono Daniel Cordeiro, que se vai ordenar neste mês.

No fundo, estes convívios é para nos conhecermos, na fé e na amizade, viver no amor pois “Deus é Amor”!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Programação Ano Pastoral 2014/2015

Ontem, dia 10 de Junho, a ECFAP esteve reunida na Quinta do Candeeiro - Moscavide, a preparar a reunião de avaliação do ano 2013/2014 e a programar o próximo ano.

Solicitamos a quem ainda não o fez, que confirme a presença na reunião do próximo dia 21 de Junho (Sábado), às 9h na Casa Luiza Andaluz em Fátima, através do email da FA ou dos contactos de telefone habituais.



Num momento de descontracção, aderimos à famosa moda das selfies, onde contámos com a presença da Irmã Maria dos Anjos que representou todas as irmãs da comunidade do Candeeiro a quem agradecemos o acolhimento e o apoio neste trabalho.


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Peregrinação da Família Andaluz de Luxemburgo a Lourdes


Inicia hoje a Peregrinação do grupo da Família Andaluz de Luxemburgo a Lourdes até ao dia 9 de Junho.
Estaremos em oração para que este grupo cresça e fortifique a sua fé nesta bela Peregrinação à Nossa Senhora de Lourdes.



segunda-feira, 2 de junho de 2014

FAMÍLIA ANDALUZ DE ANGOLA


            Testemunho do dia 13 de Maio, festa de Nossa Senhora de Fátima.


            Nós como membros da Família Andaluz, partilhando o carisma com as Servas de Nossa Senhora de Fátima, dentro do grupo Juvenil Família Andaluz em Angola, não deixámos de celebrar este grande dia de festa, onde recordámos a história das Aparições do Anjo em 1916 e 1917.
            Por três vezes um Anjo veio convidar os pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, para a oração, sacrifício e desagravo, em preparação para as visitas de Nossa Senhora. No dia 13 de Maio – Domingo, apareceu “UMA SENHORA MAIS BRILHANTE QUE O SOL”, da qual a Lúcia dizia na sua narração, vimos sobre uma carrasqueira uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.
            Nós, os membros da FA, presentes no Seminário Maior Arquidiocesano de Luanda, participámos neste dia, na Eucaristia celebrada pelo Reverendo Padre Espiritual Adelino Moma que, na sua homilia dizia que “Nossa Senhora” é modelo das famílias cristãs e símbolo da Igreja dos crentes.
            Assim sendo, continuámos a viver este dia meditando os Mistérios Dolorosos rezando o Rosário como uma das recomendações de Nossa Senhora. O Rosário teve início às 18 horas com a presença de todos os Seminaristas e foi presidido pelo Magnífico Reitor António Rodrigues de forma solenizada e com procissão de velas acesas.
            Foi assim que nós vivemos este dia, rezando também pelas Servas de Nossa Senhora de Fátima.
           

João Estevão Daniel