segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Familia Andaluz do Castelo de Sesimbra celebrou o seu natal em grupo

Leonor Baltazar

No dia 14 de Dezembro reuniu a família Andaluz do Castelo de Sesimbra, junto do presépio celebrou o Natal.
Antes de iniciar o encontro a Irmã Luísa apresentou o esquema e foi feita a distribuição das tarefas. Iniciou-se com um fundo musical natalício e a entrada da imagem do menino Jesus que depois foi colocado no presépio e à volta do qual foi recitado “O Jogral” O nascimento da Luz”. Em seguida foi feita a visualização do Power Point “Onde e Como nasceu Jesus“ que no final nos deixou uma interrogação interpelativa: Quando e como nasceu Jesus em mim? Cada um a seu jeito partilhou os momentos em que sentiu este nascimento de Jesus na sua vida. Foi rica e variada esta partilha.
Terminou esta parte com uma oração ao menino Jesus. Seguiu-se a oração de Vésperas na Capela. Antes do lanche partilhado foram eleitos os coordenadores.


Santana 19 de Dezembro de 2014 



Ir. Maria Luisa Valentim

Aqui está, mais uma vez, o grupo do Castelo de Sesimbra a partilhar convosco o que se vai vivendo por cá: No dia 14 de Dezembro, na casa das Irmãs, junto ao presépio, celebrou o seu Natal. Antes do início do encontro foi apresentado o esquema e distribuídas as tarefas.
Iniciou-se com um fundo de música natalícia e a entrada solene da imagem do menino Jesus, que depois foi colocada no presépio, junto do qual foi recitado o Jogral “O nascimento da Luz”.


Em seguida foi feita a visualização do PowerPoint “Onde e Como nasceu Jesus” que no final nos deixou uma interrogação interpelativa: Quando e como nasceu Jesus em mim? Cada um, a seu jeito, partilhou os momentos em que sentiu este nascimento de Jesus na sua vida. Foi muito bonita e variada esta partilha. Faz-nos bem perceber como Deus se vai revelando a cada um… em coisas tão simples mas que marcaram as suas vidas.
Terminou esta primeira parte com uma oração ao Menino Jesus, junto do Presépio, e a entrega a cada pessoa de um menino Jesus numa conchinha - não esqueçam que estamos à beira mar!...



Neste encontro foi constituído o grupo coordenador que, a seu tempo, será apresentado pela Coordenadora local ao Conselho nacional.
Seguiu-se a oração de Vésperas e o tradicional lanche partilhado.



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Ir. Marta Alves - Um ano depois


No próximo dia 17 de dezembro faz um ano que a Ir. Marta viveu a sua passagem deste mundo para Deus. Sabemos que a morte foi o cumular da sua vida entregue com Jesus ao Pai, assumida e vivida como dom em proveito de muitos.
O testemunho que nos deixou é motivo para fazermos memória agradecida do dom que foi e é para nós e anima-nos a continuar no mesmo dinamismo de confiança e entrega a Deus.

A comunidade do Candeeiro, onde viveu os últimos anos e onde faleceu, prepara a celebração do primeiro aniversário da sua morte, com o seguinte programa:
- 18h30: Hora de Vésperas integrando uma partilha evocativa da Ir. Marta;
- 19h45: Eucaristia em acção de graças pela sua vida e em seu sufrágio.

A participação nestes dois momentos é aberta a todas as pessoas que queiram associar-se a esta celebração. 
Se alguém quiser partilhar o seu testemunho sobre o que recebeu através da Ir. Marta, poderá apresentá-lo no próprio dia (se possível, por escrito) ou enviá-lo para o seguinte endereço de e-mail: regiao.ic@servasnsfatima.org

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

“A Palavra e o empenhamento cristão na justiça social”

Foi com muita alegria que, mais uma vez, a Família Andaluz do Luxemburgo se reuniu para refletir sobre o tema que nos foi sugerido. Este encontro realizou-se no dia 10 de Novembro de 2014. Iniciámos com a invocação ao Espírito Santo e o cântico de Ef 1, 3-10, seguido de um tempo de ressonância.
Terminado este momento, estabelecemos algumas regras para o bom funcionamento do grupo. Decidimos quais aquelas que mais nos ajudam a uma melhor circulação da palavra e uma partilha mais benéfica. Instauramos assim, o nosso quadro de regras que desejámos respeitar.
Depois continuámos com o desenvolvimento do tema lendo algumas passagens da Doutrina Social da Igreja, os números 202 e 203. Num ambiente de escuta lemos também os números 53 e 54 da Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”. Este tempo foi marcado pela reflexão pessoal, onde cada um sublinhou o que foi mais significativo para si.
A seguir partilhámos com o grupo os desafios que estas leituras nos deixaram. Foi maravilhoso! Todos podemos dizer e colocar o nosso desafio numa folha. Algumas sugestões foram apresentadas de modo que, no próximo encontro, possamos assumir um compromisso comum.
Concluímos com um tempo de oração, onde cada um deixou emergir uma situação de injustiça ou de sofrimento e confiou-a numa prece ao Senhor, comprometendo-se com ela. Foi neste alento de emoções e de partilha que dissemos adeus até à próxima reunião.
Com muita alegria e esperança partilhamos convosco, membros da Família Andaluz, alguns extratos deste encontro. Que possamos todos alcançar o dom do serviço.


“Repartir com os pobres alguma coisa dos nossos haveres é caridade,mas se a esmola não fôr acompanhada de umas palavras de interesse, bondade, carinho ou conselho vale só metade.”
(Luiza Andaluz)
Com carinho e amizade Dores + António 


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Encontro da F.A. Luxemburgo


No dia 29 de Setembro a Família Andaluz reuniu-se para celebrar o 41° aniversário da morte de Luiza Andaluz. Foi o primeiro encontro depois das férias. A alegria do reencontro fez-se sentir em cada um de nós. O acolhimento que se fez de uns aos outros foi muito familiar e cheio de esperança de seguirmos em frente seguindo os passos de Luiza Anadaluz.

O nosso encontro realizou-se na capela de Limpertsberg, onde costumamos rezar a Hora de Vésperas. A foto de Luiza Andaluz foi colocada em destaque e, com fotos da sua vida, foi traçado um caminho, dando vida à celebração. Começámos por acolher a Irmã Sandra no seio da Família Andaluz (FA) do Luxemburgo. Acolhemo-la de mãos abertas e com um coração grande. Cada membro partilhou os seus sentimentos e desejou as boas vindas. Tivemos um pensamento especial para com a Irmã Donzília, que Deus chamou para outra missão.
Foi neste alento de sentimentos que demos início à linda celebração do 41° aniversário da morte de Luiza Andaluz, cantando com alegria o cântico: “Que Alegria quando me disseram vamos para a casa do Senhor.”
Um dos membros leu a carta da Irmã Lucília, Superiora Geral da Congregação e outro a mensagem do Samuel, coordenador geral da FA. Cartas dirigidas à Família Andaluz dos diferentes países. E, embalados pelas lindas palavras e desafios, demos seguimento à celebração, escutando e meditando sobre a “Exortação Evangelii Gaudium” (n° 49). Foi linda a partilha que se seguiu. Cada um pôde partilhar a sua experiência de um acontecimento onde também “saiu para dar de comer e saciar a fome” como o papa convida. Partilhar a esperança e acender, ou tentar ao menos acender, a luz que muitas vezes se apaga na vida de muitos irmãos.
Terminada a partilha, foi o momento da Palavra de Deus, Mc 6, 34-44. Lemo-la duas vezes, de modo que a interiorizássemos. Depois de um tempo de silêncio, com uma música ambiente a suave voz da Irmã Sandra embalou-nos numa meditação profunda. Que momentos maravilhosos!
A seguir lemos algumas passagens da vida de Luiza Andaluz, “buscando o bem do próximo, ia de casa em casa, nunca desanimava”, acolhendo-as como se fossem dirigidas a nós. Como se ressoasse: ide também vós ao encontro dos mais necessitados. “Dá pouco a Deus quem não lhe dá tudo” diz-nos Luiza Andaluz.
Todas estas mensagens mergulharam de novo numa partilha de sentimentos, onde todos nos enriquecemos uns aos outros. Deixámo-nos embalar com o cântico “Vivendo o dia-a-dia com Jesus, na intimidade e no amor foi Luiza Andaluz, uma serva do Senhor”.
No momento das preces, foram colocadas velas no caminho do historial de Luiza Andaluz. Houve, também, espaço para as preces espontâneas, onde cada um colocou nas mãos do Pai uma intenção: de súplica, de perdão, de louvor e ação de graças.


O nosso encontro terminou com o cântico: “Enviados em Missão com Luiza Andaluz”. Partimos com o desejo e esperança do próximo encontro, onde aguardamos a visita da Irmã Lucília.

Com muito carinho Dores e António


Retiro do grupo da Ericeira – Setembro de 2014


Realizou-se no passado dia 28 de Setembro o retiro do grupo da Ericeira. Bem cedo a Irmã Isabel já nos aguardava na quinta do Candeeiro para um dia dedicado à reflexão do que tem sido o nosso percurso e ainda ao arranque de um novo ano e à disponibilidade para novos desafios.
Com o Espirito Santo, que gentilmente nos toca e nos mostra caminhos, dedicámos a manhã a uma reflexão pessoal a partir do Evangelho desse domingo (Mt 21, 28-32) e o convite a pensar onde nos revemos: se no lugar do filho que responde prontamente ao pai que vai para a vinha e no entanto não o faz ou no do filho que apesar de responder negativamente primeiro, acaba por ir. A manhã de reflexão terminou com a celebração da missa na igreja da Nossa Senhora dos Navegantes, uma igreja muito moderna no Parque das Nações. Uma celebração muito alegre com a abertura da catequese e o testemunho da Rita que entrou para o postulantado na Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
À tarde empenhámo-nos em refletir o caminho a tomar para o grupo e, com o manifestar do que sentíamos serem as necessidades do grupo, decidimos juntas abraçar o IFFA e o compromisso de aprofundar o conhecimento da Bíblia. Nesta tarde tão produtiva assumiu-se ainda a calendarização das reuniões com a vitalidade e força para continuar a reunir duas vezes por mês e a estruturação do grupo que ficou assim:


Coordenadora – Manuela Carvalho
Secretária – Catarina Oliveira
Tesoureira – Elisa Ramos
Assistente – Ir. Isabel Martins

Este dia tão bom, acabou na capela onde demos graças com uma celebração evocativa de Luiza Andaluz.

Catarina Oliveira


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Celebração dos 41º aniversário da morte de Luiza Andaluz


Nós, da Família Andaluz da Paróquia Arcanjo são Gabriel, Brasil, comemorámos o 41º aniversário de morte de Luiza Andaluz, no dia 21 de setembro de 2014, às 07 horas, na comunidade Nossa Senhora do Caravágio no bairro Vila Comboni.
Foi um encontro de muita alegria, para todos os participantes, onde podemos contemplar Jesus e elevar nossas intenções.


Foi numa Celebração da Palavra, com entusiasmo, dedicação e participação, sentindo o mesmo desejo de Luiza Andaluz de seguir Jesus com entusiasmo e dedicação. Tivemos a participação de toda a comunidade.

Tânia

Para ver mais fotografias clique aqui