quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Encontro da Família Andaluz de Luxemburgo, 9 de Novembro de 2015

A Família Andaluz reuniu-se mais uma vez à volta do tema: “ A Palavra e o empenhamento cristão” ”Um olhar sobre a nossa casa comum”

No encontro anterior ficamos de ler os capítulos 1 e 2 da Laudato Si e reflectir sobre os mesmos para podermos partilhar, em Família Andaluz, as nossas opiniões.



Capítulo 1:
É um alerta para a terra-mãe, um enfoque sobre a nossa cultura do descarte que é a principal causa da crise ecológica que atravessamos.

Foram muitas as partilhas e sentiu-se o quanto as pessoas foram sensibilisadas por este tema.
Depois da partilha visualisamos o Vídeo que nos alerta para a situação na nossa Terra.

Seguiu-se um trabalho e reflexão sobre os efeitos da poluição - Partilha dos grupos

Tema 2: Poluição da água e escassez, dificuldade de acesso ao consumo de água de qualidade:
 O grupo refere a dificuldade de acesso à água por parte das pessoas mais pobres no Brasil e também para a falta de saneamento básico.
As crianças adoecem com vermes na barriga. Só as pessoas de nível social mais elevado têm saneamento. Devido à escassez de água esta, quando existe, não é usada correctamente e acaba por ser desperdiçada.
Em muitas partes de África também não há água canalizada, é um bem raro, geralmente são as mulheres que se ocupam do seu aprovisionamento. As águas da chuva são recuperadas e guardadas em cisternas para uso posterior, tem de se poupar para usufruir da água todo o ano. Tem de haver uma grande sensibilização para reaproveitamento deste bem precioso.
Quem vive no Sul do planeta está mais confrontado com esta triste realidade que é a injustiça do mundo.

Forma criativa: Pesa no bolso - quem tem excesso de consumo deve pagar por isso pois só quando sentimos no bolso é que mudamos a nossa atitude.
Sente falta - quem consome acima da média devia ficar sem água umas horas, um dia, etc. sentindo a falta podemos mudar a nossa atitude.
  
Tema 4: Deterioração da qualidade da vida humana e degradação social:
Quando usamos o nosso carro poluímos, gastamos combustível, entramos na individualização pois deixamos de partilhar transportes comuns e deixamos de falar com os outros.
Eu para ir trabalhar entro no meu carro dentro da garagem e saio dentro da garagem. Desta forma eu fico sem ter contacto com quem vive ao meu redor.
Por exemplo: Tenho uma vizinha com quem não tenho contacto, pois apenas a conheço de vista do bairro, que me veio trazer uma prendinha para o meu neto. Fiquei alegremente tocada com o seu gesto pois a minha falta de diálogo não me fazia prever esta situação. A que se deveu esta atitude? A minha nora, que é muito social e fala com toda a gente, adora conviver, encontrou esta senhora nos transportes públicos, daí o gesto da mesma; foi para dizer obrigada pela abertura, amizade e partilha."
Agora estamos mais alertas para partilhar o carro, utilizar os transportes públicos assiduamente, apreciar a natureza, contactar e partilhar com os outros.
Um outro exemplo é apreciar a qualidade de ar na estrada e no campo.

Forma criativa: Passeio a pé, conversando e partilhando opiniões, partilhando sentimentos, admirando a linda paisagem da nossa Terra Mãe.
  
Tema 6: Fraca resposta aos problemas ambientais:
Conta-se a história de uma mulher mal-arranjada que se passeava todos os dias à beira-mar com um saco de plástico na mão e de quem as pessoas se afastam devido ao seu aspecto mal cuidado. Quando preguntaram quem era este personagem vieram a saber que ela andava a limpar a praia de vidros e toda a espécie de lixo.
Um alerta também para a fraca resposta perante as terras que estão a ser invadidas pelas águas do mar.
Temos de alertar e prevenir o futuro com mais convicção.

Terminamos com muito entusiasmados pedindo ao Pai perdão pelo nosso mal trato da Sua Criação.


Tempo de Oração

Propostas extras de aprofundamento e reflexão sobre a nossa pegada ecológica.

Despedimos-nos com alegria compremetemo-nos a continuar a ler a Laudato Si para o nosso próximo encontro.


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Família Andaluz – Portugal


No sábado 26 de setembro reuniu a Equipa coordenadora da Família Andaluz em Portugal, com alguns colaboradores (leigos e irmãs). O objetivo da reunião foi avaliar o caminho percorrido no ano pastoral que terminou e programar o ano que agora inicia. O encontro permitiu que sonhássemos com o futuro próximo, pois este grupo também acalenta o sonho de chegar “mais longe”. Como diz o poeta “o sonho comanda a vida”.



“Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça”. (Jo 15, 16)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Seminário Andaluz em Angola

Começámos hoje, dia 21 de agosto, o Seminário Andaluz que irá culminar no domingo com as Jornadas habituais.
O segundo dia de Seminário foi assim: Com o tema, A Missão dos fiéis leigos na Igreja, da nota pastoral dos Bispos da ceast, Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé. Participaram perto de 46 jovens. Tivemos, também, a presença de cinco membros da Família Andaluz que vieram do Soyo.


As nossas Jornadas Andaluz tiveram o seu início na manhã de Domingo, com a celebração da missa. Nela, 13 jovens irão fazer o seu compromisso paroquial e outros 10 renová-lo. Teremos depois um momento celebrativo e de reflexão acerca dos 42 anos de nascimento para o céu da nossa padroeira Luiza Andaluz. Seguir-se-á o almoço e um momento de convívio.



Família Andaluz da Amareleja


No Domingo, dia 23 de agosto, na Eucaristia Dominical, celebrámos este grande acontecimento dos 42 anos da partida da Madre Fundadora para o Pai, com a Comunidade da Paroquial. Salientamos a presença e participação do grupo da Família Andaluz.
A Missa foi celebrada pela Nossa Madre, agradecendo e pedindo que, em breve a possamos ter nos altares, como nosso modelo de Santidade. Na Homilia o Pároco falou muito bem, da nossa Fundadora, das suas obras e naquilo que hoje as Irmãs são para a Igreja; especialmente a sua entrega aqui na Paróquia, como referência Carismática. No momento de ação de Graças um elemento da Família Andaluz, leu um poema à Madre Fundadora que  estava em frente do Altar. 


No final da Eucaristia, algumas pessoas da Família Andaluz estavam à porta da Igreja, com dois cestos, contendo pensamentos da Madre Fundadora, que as pessoas ao sair iam levando para as suas vidas, assim como as Ressonâncias.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Família Andaluz em S. Gabriel da Palha – Brasil


Na missa ontem na matriz da nossa Paróquia de S. Gabriel, participámos como Família Andaluz, mostrando um pouco de Luiza Andaluz...








Foi uma missa bonita, uma pequena participação, preces e uma motivação no início. O Padre Éder falou depois um pouco do nosso grupo, agradecendo a vida das Irmãs Isilda, Quitéria e Preciosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima e das que fazem parte e da Família Andaluz presente.


A missa foi orientada pelo Movimento Serra e nós, Família Andaluz, participámos, por ser também mês de agosto o mês das vocações, aqui no Brasil, de que a nossa Família Andaluz também faz parte. Além de demonstrarmos a nossa gratidão pela vida de Luiza Andaluz, rezámos pelo 42º aniversário de sua morte e pelo que foi a sua vida.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Família Andaluz do Castelo de Sesimbra celebra o dia 20 de agosto


No dia 20 de Agosto a Família Andaluz do Castelo de Sesimbra celebrou, em festa, o 42º aniversário da morte da serva de Deus, Luiza Andaluz. Apesar do mês de Agosto ser um mês de férias, não foi impedimento para que o grupo da Família Andaluz acolhesse, com muita alegria, o convite para celebrar os quarenta e dois anos da partida de Luiza Andaluz, para o Pai. Associou-se a esta celebração, o nosso pároco, Pe. Eduardo Nobre, que, com a sua inteira disponibilidade, quis estar connosco presenteando-nos com o melhor dom: a Eucaristia.


Com a presença da quase totalidade dos seus membros, e depois do acolhimento, pelas 18,00, o encontro iniciou, na sala da residência das Irmãs, servas de Nossa Senhora de Fátima, Santana, com um momento de oração seguido da projecção do Power Point: “Uma vida dinamizada pelo ‘novo’ de Deus, seguindo-se um tempo de diálogo e reflexão. Fez-se um momento de silêncio, e todos foram convidados a escrever no seu desdobrável a palavra que melhor traduzisse o apelo/desafio, sentido depois desta vivência celebrativa. Deixamos aqui as palavras que brotaram do coração de cada um: Amor, Paz, União, Fé, Confiança Disponibilidade, Caridade, Luz, Busca da vontade de Deus, Abertura aos mais carenciados.
Em seguida fomos para a Capela onde foi celebrada a Eucaristia. Esta, foi animada pelo grupo: Irmãs e leigos. Depois da Comunhão, foi recitado o jogral, proposto pela coordenação nacional da Família Andaluz, para este dia, e que, a seguir, transcrevemos:

Jogral

1 - Luiza procura sempre o Senhor. Vai ter com Ele de dia, quando o caminho é claro e o horizonte é aberto. Vai ter com Ele nas noites das dúvidas, das contradições, dos abandonos…
2 - Pela fé viva que se revela na confiança e no dinamismo da vida de Luiza
Todas - Nós Te louvamos Senhor!
3 - Concede-nos uma fé que nos leve a buscar-te na confiança de que a Tua Luz será mais forte que qualquer penumbra que nos possa surgir no caminho.
Todas – Nós Te pedimos Senhor!

1 - Luiza reconhece o Senhor nos diferentes sinais da Sua presença, no silêncio e no recolhimento, nas pessoas, nos acontecimentos…
2 - Pelo acolhimento à presença reveladora de Deus, manifestada no sentido evangélico com que vê as diferentes realidades e lhe dá resposta.
Todas - Nós Te louvamos Senhor!
3 - Concede-nos a capacidade de Te reconhecer e acolher nos diferentes sinais em que Te revelas: no nosso mundo, na nossa família religiosa, em nós mesmas...
Todas - Nós Te pedimos Senhor!

1 - Impulsionada pelo Amor, Luiza nasce do Alto. Deixa-se transformar, em dinâmica pascal, como Maria junto à Cruz.
2 - Pela abertura colaborante à acção transformadora da graça de Deus que conduz Luiza a uma vida nova…
Todas - Nós Te louvamos Senhor!
3 - Concede-nos o dom da conversão que nos configura a Ti e nos faz seguir-te como discípulas chamadas a viver e a testemunhar o dom da fraternidade.
Todas - Nós Te pedimos Senhor!

1 - Luiza aprende a linguagem do Espírito e deixa-se levar aonde Ele quer. Por isso, vive na escuta atenta e na resposta pronta e generosa.
2 - Pela disponibilidade em aprender, pela docilidade à voz do Espírito, pela diligência em corresponder aos seus desafios, presentes na vida de Luiza.
Todas - Nós Te louvamos Senhor!
3 - Concede-nos um coração vigilante e atento, uma inteligência iluminada e uma vontade fortalecida, para irmos aonde o Espírito nos quiser levar
Todas - Nós Te pedimos Senhor!


Depois desta “refeição” tão abundante, e tão rica de sentido para todos (a Eucaristia), o convívio continuou em grande alegria e festa no refeitório, para o jantar partilhado que esmeradamente foi preparado por cada um. Foi com muito contentamento que o Pároco também participou neste jantar/convívio. Por sua vez, o grupo também lhe fez uma surpresa, cantando-lhe os parabéns antecipados, pois celebra o seu aniversário a 21 de Agosto. o que muito o sensibilizou.
Saímos deste encontro mais felizes e mais enriquecidos pela força da Palavra de Deus, da Eucaristia e do testemunho de vida que bebemos da serva de Deus, Luíza Andaluz, e que desejamos se torne vida nas nossas vidas.



Castelo de Sesimbra, 20 de Agosto de 2015
O grupo coordenador

As comunidades celebraram o 42º aniversário da morte de Luiza Andaluz


Com as férias, não foi possível publicar as várias partilhas de vários grupos da Família Andaluz que celebraram o 42º aniversário de Luiza Andaluz no dia 20 de agosto de 2015.
Estejam atentos, pois nos próximos dias iremos publicar.