quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Equipa Coordenadora da Família Andaluz em Portugal 2013-2016

No passado dia 9 de Fevereiro, em Santarém, realizou-se a primeira Assembleia da Família Andaluz em Portugal, onde se realizaram eleições para os cargos de coordenador(a); secretário(a) e tesoureiro (a) da equipa coordenadora a nível nacional. A Assistente é de nomeação do Governo Regional da Congregação, que decidiu que nesta Equipa integrarão duas Irmãs. A nova Equipa Coordenadora está em funções até 2016. Eis os elementos que a constituem:

- COORDENADORA - Andreia Azevedo
- SECRETÁRIA - Catarina Marcelino
- TESOUREIRA - Élia Florêncio
- ASSISTENTES - Irmãs Maria dos Anjos Lourenço e Lourdes Lima Fernandes


1ª Assembleia da Família Andaluz - Portugal


Eu creio Senhor!

No passado dia 9 de Fevereiro (data mais próxima do aniversario de Luiza Andaluz), reuniu na Casa Madre Andaluz em Santarém a Família Andaluz, em Portugal, para a sua primeira Assembleia.
Tal como qualquer família que vive em localidades diferentes o encontro é sempre de festa e alegria. Foi o qua aconteceu à medida que os grupos iam chegando. À nossa espera já estava uma mesa com bolinhos, chá quentinho e café, para aconchegar o corpo e preparar a alma para os trabalhos.
Iniciaram-se os trabalhos louvando o Senhor, com a oração de Laudes.

De seguida tomou a palavra a Superiora Regional da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, Ir. Maria Luísa Maurício, que na sua habitual calma e simplicidade deu as boas vindas aos " familiares", manifestando o apreço pelo trabalho desenvolvido pela equipa Coordenadora da FA, assim como pela caminhada que cada grupo vai fazendo e vivendo. Congratulou-se com a presença de novos elementos, desejando que a FA vá respondendo àquilo a que o Senhor lhe vai pedindo através da " presença" de Luiza Andaluz. De referir que esteve presente um grupo da Raposa- Almeirim  que irá iniciar a sua formação.
A Andreia Azevedo, na qualidade de coordenadora, fez um resumo do ano que termina, apresentando um power point das actividades de cada grupo e de momentos marcantes na caminhada desta família. Deu algumas informações e apresentou a programação do próximo ano.
A Ir. Eugénia Figueiredo, na qualidade de tesoureira, apresentou as contas e comentou " bateu tudo certo" (ou não fosse a irmã das economias...)
Depois das contas a Ir. Eugénia  apresentou o tema " Eu creio Senhor", de forma profunda e envolvente falou-nos do Pai, Aquele que em circunstância alguma abandona o seu filho, de um Pai que é AMOR. O tema  foi do agrado de todos, reafirmado nas manifestações que se foram ouvindo ao longo da tarde (o tema será publicado em breve).
Depois da alma cheia das palavras bonitas da Ir. Eugénia, fomos celebrar o centro da nossa vida, a Eucaristia, presidida pelo Pe. Francisco Ruivo, na qual se reafirmou esta vontade de nos sentirmos efectivamente filhos muito amados.
Seguiu-se o almoço partilhado, que serve também para pôr a conversa em dia e ir saboreando as gostosas iguarias que cada um preparou para partilhar.
Houve espaço  para um tempo de trabalho de grupo que se centrou na " descoberta", através de um puzzle, de espaços mais emblemáticos ligados à vida de Luiza Andaluz. Foi um tempo de conhecer, localmente, a história e também de partilha acerca do que cada um pensa e sente pela nossa Madre.
Já em contra relógio deu-se início à votação, para o próximo triénio, do grupo coordenador da FA Portugal. Foi um momento sério mas também com algum humor à mistura.
Algumas das pessoas mais votadas não aceitaram, alegando motivos pessoais, e lá fomos votando e empatando e votando, até que o grupo foi eleito. A Andreia Azevedo mantém-se como coordenadora, a Catarina Marcelino ficou secretária e a Élia Florêncio  tesoureira. Todas se comprometeram a trabalhar e a tudo fazer para que  FA seja um bem maior na Igreja.
Convém referir que a Ir. Maria dos Anjos Lourenço se mantém como assistente espiritual, acompanhada pela Ir. Lourdes Lima. Fica também aqui uma referência às irmãs que acompanham e orientam os diferentes grupos.
Seguiram- se as despedidas e a promessa de que no 25 de Abril lá estaremos todos, para consolidar este desafio e sobretudo continuar a "... passar fazendo o bem à semelhança do Mestre Divino!

Catarina Marcelino

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

“Quem tocou nas minhas vestes?”(Mc 5, 30)



            “Tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-lhe por detrás, nas vestes pois dizia: Se ao menos tocar nem que seja as suas vestes ficarei curada: de facto, no mesmo instante se curou”(Mc 3, 28)

            Necessitei de meditar este Evangelho. Quantas vezes eu sou essa mulher! Tenho muita fé mas medo de me aproximar de Jesus, então toco-lhe e como ela recorro a Jesus. Talvez pedindo um milagre em vez da sua amizade, em vez de acreditar.
            

               Quando estou junto ao sacrário, a maior parte das vezes há muito movimento à minha volta mas eu estou numa intimidade com Ele que me sinto a sós com Ele. Eu contemplo-O, Ele ouve-me e consola-me. Quando me retiro dou conta que Ele me diz: Vai em paz!

            Atrevia-me a dizer que me diz como disse à mulher: “Minha filha, a tua fé te valeu. Vai em paz, estás curada.” Se eu conhecesse o verdadeiro amor de Cristo, talvez não precisasse de me aproximar d’Ele com medo, porque com Ele tudo se transforma, as dúvidas transformam-se em Esperança e Fé.

            Queria ter a mesma fé que a Serva de Deus, Madre Luiza, e dizer-lhe “Entrego-te, Jesus, o meu coração e que só no Teu, ele se consuma”.


            Augusto Ferreira, FAG

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

1ª Assembleia da Família Andaluz


A 1ª Assembleia da Família Andaluz realizar-se-á em Santarém a 09 de Fevereiro de 2013 (no sábado mais próximo do aniversário de Luiza Andaluz). 
Estão convidados para este encontro todos os que já estão a realizar o itinerário de formação (IFFA) ou que pretendam iniciá-lo.





quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Família Andaluz da Guarda: Sacerdócio Comum dos Fiéis


O Grupo da Família Andaluz da Guarda teve uma tarde de reflexão no domingo 09 de dezembro. O Tema foi: Sacerdócio Comum dos Fiéis. A partir da reflexão, oração e convívio alguns membros do grupo partilharam:



Raquel Ferreira
O que levo deste encontro para o mundo é um esclarecimento acerca do sacerdócio comum dos fiéis. Este sacerdócio é o meu! É o nosso! Sendo cristã, tento tornar presente o amor de Deus, ultrapassando os limites impostos pelo mundo, como o tempo e o espaço, com a ajuda do Espírito Santo, que habita no meu coração e na minha vida. É talvez uma forma de relembrar a importância que cada membro tem na Igreja e na sua manifestação; recordar todos os pequenos momentos em que por vezes não O sentia junto a mim mas que, na verdade, estava sempre lá, nas minhas acções, palavras e pensamentos.
Renovar, pessoalmente, o vínculo que fiz aquando da confirmação e recordar a importância da Eucaristia pois é ela o centro de toda a fé cristã.
Com a FA, enriqueço a fé, aprendendo com a Madre Luiza Andaluz a compreender o que me é pedido pelo Pai, a aclarar as ideias. Toda a oração, a caridade, a Eucaristia fortalece a fé em Cristo, tendo os medos são apaziguados com a seguinte frase: “Não tenhas receio…”… porque Deus está comigo, sempre.

 “Ando à procura de Ti, Senhor
Pelos caminhos vazios de vida
Na noite escura dos sem amor
Vem oh Senhor, dar luz e vida”



           
Helena Costa
O sacerdócio comum dos fiéis ajuda-nos a redescobrir a vida quotidiana onde Deus se torna presente quando lhe oferecemos cada momento da nossa vida, sempre que faço o bem ou ajudo o próximo, Deus está mais perto de mim na oração do dia-a-dia e nas boas acções.
Retirei, deste dia, que devo ter uma entrega total a Deus, deixar que se faça em mim a Sua vontade, dar respostas diárias ao seu chamamento e deixar-me conduzir por Ele.
Jamais tinha pensado no simbolismo da cruz e, retive da explicação, que Ele desce e encarna para nos salvar. A nossa vida como batizados não pode ser inútil, tem de ter uma ligação ao Pai, de retidão, de oração, de sofrimento. A horizontalidade é o abraço que Deus nos dá. Jesus tem como missão viver para Deus.
E, cada um de nós, é chamado a desempenhar o seu sacerdócio. O sacerdócio é como a cruz, uma união.
Pela ressurreição de Jesus nós somos um símbolo de Deus. Deus não se manifesta materialmente, mas sim, no nosso espírito. Deus chama-me a ser ponte onde estou, na família, no trabalho, com os amigos, … e Ele não me pede nada que não me tenha já dado.

Afinal, foi mesmo verdade!




Esta é a resposta que a Família Andaluz de Amareleja, vem dar à pergunta lançada em Janeiro de 2012: Será que é mesmo verdade? Por graça de Deus e de Luiza Andaluz, o grupo que então estava a nascer já está crescidinho… É um grupo assíduo e participativo, com tendência a crescer. A partir de Fevereiro vai acolher um novo membro. Já se está a mobilizar para ir à Assembleia no dia 9 de Fevereiro a Santarém. Estamos lançados na caminhada do IFFA – vamos para o 4º encontro da primeira etapa.
O encontro de Janeiro, com o tema: “Jesus mostra-nos o rosto do Pai”  teve a graça de contar com a presença do Pároco que o desenvolveu de uma forma muito bela e interpelativa. Fez muito bem a relação com Luiza Andaluz, com o rosto misericordioso de Deus que ela conseguiu transmitir às pessoas do seu tempo, sobretudo pelo acolhimento aos mais carenciados de Deus e de pão e, na sua entrega a Deus, em colaboração activa com os Sacerdotes. Uma vida alimentada pela oração, especialmente pela Eucaristia e que hoje se prolonga na Congregação que fundou. Em Amareleja as Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima são este rosto feliz de quem entregou a vida para revelar o amor de Deus nesta terra.
Jesus é o verdadeiro rosto de Deus misericordioso, de perdão, de amor, de entrega até dar a vida. Para mostrar esta misericórdia de Deus pegou na passagem da mulher adúltera, sublinhando que, depois de escrever no chão Jesus levanta-se e vê que todos se foram embora, só está a mulher: fica o pecado cara a cara com a misericórdia e o perdão, e produz a graça: “Nem eu te condeno. Vai em paz e não voltes a pecar”. É este o rosto de Deus.
Fez um grande apelo a que todos, Família Andaluz, têm o compromisso em ser ente rosto amoroso de Deus para com os irmãos.
No final do encontro, como é habitual, houve o chá e o bolinho que sempre proporciona um momento de convívio fraterno.

Amareleja, 11 de Janeiro de 2013

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Como me relaciono com o espírito de qualidade da Família Andaluz?



Em primeiro lugar sendo eu mesmo e vivendo como cristão no trabalho honesto, no relacionamento com os outros, viver o que me diz o Evangelho, e pô-lo ao serviço dos outros. Tento ser útil, muitas vezes sem me pedirem ofereço-me para o que for necessário. Se a Serva de Deus, Luiza Andaluz, fez do seu baptismo serviço à Igreja, então eu, como Família, faço de tudo dentro das minhas possibilidades para seguir o seu exemplo e pôr-me a caminho da entrega do serviço.
No itinerário a Madre Luiza, diz que o padre Cruz sempre que a encontrava dizia: “Lá vem a abelha-mestra” ou “Viva a abelha-mestra”.
No Natal, quero ter a boa vontade (boa nova), a mesma que os anjos anunciaram em Belém.

Augusto, FAG