No passado dia 9 de Fevereiro, em Santarém, realizou-se a primeira Assembleia da Família Andaluz em Portugal, onde se realizaram eleições para os cargos de coordenador(a); secretário(a) e tesoureiro (a) da equipa coordenadora a nível nacional. A Assistente é de nomeação do Governo Regional da Congregação, que decidiu que nesta Equipa integrarão duas Irmãs. A nova Equipa Coordenadora está em funções até 2016. Eis os elementos que a constituem:
- COORDENADORA - Andreia Azevedo
- SECRETÁRIA - Catarina Marcelino
- TESOUREIRA - Élia Florêncio
- ASSISTENTES - Irmãs Maria dos Anjos Lourenço e Lourdes Lima Fernandes
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
1ª Assembleia da Família Andaluz - Portugal
Eu creio Senhor!
No passado dia 9 de Fevereiro (data mais próxima do aniversario de
Luiza Andaluz), reuniu na Casa Madre Andaluz em Santarém a Família Andaluz, em
Portugal, para a sua primeira Assembleia.
Tal como qualquer família que vive em localidades diferentes o
encontro é sempre de festa e alegria. Foi o qua aconteceu à medida que os
grupos iam chegando. À nossa espera já estava uma mesa com bolinhos, chá
quentinho e café, para aconchegar o corpo e preparar a alma para os trabalhos.
Iniciaram-se os trabalhos louvando o Senhor, com a oração de Laudes.
De seguida tomou a palavra a Superiora Regional da Congregação das
Servas de Nossa Senhora de Fátima, Ir. Maria Luísa Maurício, que na sua
habitual calma e simplicidade deu as boas vindas aos " familiares",
manifestando o apreço pelo trabalho desenvolvido pela equipa Coordenadora da
FA, assim como pela caminhada que cada grupo vai fazendo e vivendo.
Congratulou-se com a presença de novos elementos, desejando que a FA vá
respondendo àquilo a que o Senhor lhe vai pedindo através da "
presença" de Luiza Andaluz. De referir que esteve presente um grupo da
Raposa- Almeirim que irá iniciar a sua
formação.
A Andreia Azevedo, na qualidade de coordenadora, fez um resumo do ano
que termina, apresentando um power point das actividades de cada grupo e de
momentos marcantes na caminhada desta família. Deu algumas informações e
apresentou a programação do próximo ano.
A Ir. Eugénia Figueiredo, na qualidade de tesoureira, apresentou as
contas e comentou " bateu tudo certo" (ou não fosse a irmã das
economias...)
Seguiu-se o almoço partilhado, que serve também para pôr a conversa
em dia e ir saboreando as gostosas iguarias que cada um preparou para
partilhar.
Houve espaço para um tempo de trabalho de grupo que se centrou
na " descoberta", através de um puzzle, de espaços mais emblemáticos
ligados à vida de Luiza Andaluz. Foi um tempo de conhecer, localmente, a
história e também de partilha acerca do que cada um pensa e sente pela nossa
Madre.
Já em contra relógio deu-se início à votação, para o próximo triénio,
do grupo coordenador da FA Portugal. Foi um momento sério mas também com algum
humor à mistura.
Convém referir que a Ir. Maria dos Anjos Lourenço se mantém como
assistente espiritual, acompanhada pela Ir. Lourdes Lima. Fica também aqui uma
referência às irmãs que acompanham e orientam os diferentes grupos.
Seguiram- se as despedidas e a promessa de que no 25 de Abril lá
estaremos todos, para consolidar este desafio e sobretudo continuar a "...
passar fazendo o bem à semelhança do Mestre Divino!
Catarina Marcelino
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
“Quem tocou nas minhas vestes?”(Mc 5, 30)
“Tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a
multidão e tocou-lhe por detrás, nas vestes pois dizia: Se ao menos tocar nem
que seja as suas vestes ficarei curada: de facto, no mesmo instante se curou”(Mc
3, 28)
Necessitei de meditar este Evangelho. Quantas vezes eu
sou essa mulher! Tenho muita fé mas medo de me aproximar de Jesus, então
toco-lhe e como ela recorro a Jesus. Talvez pedindo um milagre em vez da sua
amizade, em vez de acreditar.
Quando estou junto ao sacrário, a maior parte das vezes
há muito movimento à minha volta mas eu estou numa intimidade com Ele que me
sinto a sós com Ele. Eu contemplo-O, Ele ouve-me e consola-me. Quando me retiro
dou conta que Ele me diz: Vai em paz!
Atrevia-me a dizer que me diz como disse à mulher: “Minha
filha, a tua fé te valeu. Vai em paz, estás curada.” Se eu conhecesse o
verdadeiro amor de Cristo, talvez não precisasse de me aproximar d’Ele com
medo, porque com Ele tudo se transforma, as dúvidas transformam-se em Esperança
e Fé.
Queria ter a mesma fé que a Serva de Deus, Madre Luiza, e
dizer-lhe “Entrego-te, Jesus, o meu coração e que só no Teu, ele se consuma”.
Augusto Ferreira, FAG
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
1ª Assembleia da Família Andaluz
A 1ª Assembleia da Família Andaluz realizar-se-á em Santarém a 09 de Fevereiro de 2013 (no sábado mais próximo do aniversário de Luiza Andaluz).
Estão convidados para este encontro todos os que já estão a realizar o itinerário de formação (IFFA) ou que pretendam iniciá-lo.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Família Andaluz da Guarda: Sacerdócio Comum dos Fiéis
O
Grupo da Família Andaluz da Guarda teve uma tarde de reflexão no domingo 09 de
dezembro. O Tema foi: Sacerdócio Comum
dos Fiéis. A partir da reflexão, oração e convívio alguns membros do grupo
partilharam:
Raquel Ferreira
O que levo deste
encontro para o mundo é um esclarecimento acerca do sacerdócio comum dos fiéis.
Este sacerdócio é o meu! É o nosso! Sendo cristã, tento tornar presente o amor
de Deus, ultrapassando os limites impostos pelo mundo, como o tempo e o espaço,
com a ajuda do Espírito Santo, que habita no meu coração e na minha vida. É
talvez uma forma de relembrar a importância que cada membro tem na Igreja e na
sua manifestação; recordar todos os pequenos momentos em que por vezes não O
sentia junto a mim mas que, na verdade, estava sempre lá, nas minhas acções,
palavras e pensamentos.
Renovar,
pessoalmente, o vínculo que fiz aquando da confirmação e recordar a importância
da Eucaristia pois é ela o centro de toda a fé cristã.
Com a FA,
enriqueço a fé, aprendendo com a Madre Luiza Andaluz a compreender o que me é
pedido pelo Pai, a aclarar as ideias. Toda a oração, a caridade, a Eucaristia
fortalece a fé em Cristo, tendo os medos são apaziguados com a seguinte frase:
“Não tenhas receio…”… porque Deus está comigo, sempre.
Pelos caminhos
vazios de vida
Na noite escura
dos sem amor
Vem oh Senhor,
dar luz e vida”
Helena Costa
O sacerdócio
comum dos fiéis ajuda-nos a redescobrir a vida quotidiana onde Deus se torna
presente quando lhe oferecemos cada momento da nossa vida, sempre que faço o
bem ou ajudo o próximo, Deus está mais perto de mim na oração do dia-a-dia e
nas boas acções.
Retirei, deste
dia, que devo ter uma entrega total a Deus, deixar que se faça em mim a Sua
vontade, dar respostas diárias ao seu chamamento e deixar-me conduzir por Ele.
Jamais tinha
pensado no simbolismo da cruz e, retive da explicação, que Ele desce e encarna
para nos salvar. A nossa vida como batizados não pode ser inútil, tem de ter
uma ligação ao Pai, de retidão, de oração, de sofrimento. A horizontalidade é o
abraço que Deus nos dá. Jesus tem como missão viver para Deus.
E, cada um de
nós, é chamado a desempenhar o seu sacerdócio. O sacerdócio é como a cruz, uma
união.
Pela ressurreição
de Jesus nós somos um símbolo de Deus. Deus não se manifesta materialmente, mas
sim, no nosso espírito. Deus chama-me a ser ponte onde estou, na família, no
trabalho, com os amigos, … e Ele não me pede nada que não me tenha já dado.
Afinal, foi mesmo verdade!
Esta
é a resposta que a Família Andaluz de Amareleja, vem dar à pergunta lançada em
Janeiro de 2012: Será que é mesmo verdade? Por graça de Deus e de Luiza
Andaluz, o grupo que então estava a nascer já está crescidinho… É um grupo
assíduo e participativo, com tendência a crescer. A partir de Fevereiro vai
acolher um novo membro. Já se está a mobilizar para ir à Assembleia no dia 9 de
Fevereiro a Santarém. Estamos lançados na caminhada do IFFA – vamos para o 4º
encontro da primeira etapa.
O
encontro de Janeiro, com o tema: “Jesus mostra-nos o rosto do Pai” teve a graça de contar com a presença do
Pároco que o desenvolveu de uma forma muito bela e interpelativa. Fez muito bem a
relação com Luiza Andaluz, com o rosto misericordioso de Deus que ela conseguiu
transmitir às pessoas do seu tempo, sobretudo pelo acolhimento aos mais
carenciados de Deus e de pão e, na sua entrega a Deus, em colaboração activa
com os Sacerdotes. Uma vida alimentada pela oração, especialmente pela
Eucaristia e que hoje se prolonga na Congregação que fundou. Em Amareleja as
Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima são este rosto feliz de quem entregou a
vida para revelar o amor de Deus nesta terra.
Jesus
é o verdadeiro rosto de Deus misericordioso, de perdão, de amor, de entrega até
dar a vida. Para mostrar esta misericórdia de Deus pegou na passagem da mulher
adúltera, sublinhando que, depois de escrever no chão Jesus levanta-se e vê que
todos se foram embora, só está a mulher: fica o pecado cara a cara com a
misericórdia e o perdão, e produz a graça: “Nem eu te condeno. Vai em
paz e não voltes a pecar”. É este o rosto de Deus.
Fez
um grande apelo a que todos, Família Andaluz, têm o compromisso em ser ente
rosto amoroso de Deus para com os irmãos.
No
final do encontro, como é habitual, houve o chá e o bolinho que sempre
proporciona um momento de convívio fraterno.
Amareleja,
11 de Janeiro de 2013
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Como me relaciono com o espírito de qualidade da Família Andaluz?
Em
primeiro lugar sendo eu mesmo e vivendo como cristão no trabalho honesto, no
relacionamento com os outros, viver o que me diz o Evangelho, e pô-lo ao
serviço dos outros. Tento ser útil, muitas vezes sem me pedirem ofereço-me para
o que for necessário. Se a Serva de Deus, Luiza Andaluz, fez do seu baptismo
serviço à Igreja, então eu, como Família,
faço de tudo dentro das minhas possibilidades para seguir o seu exemplo e
pôr-me a caminho da entrega do serviço.
No
itinerário a Madre Luiza, diz que o padre Cruz sempre que a encontrava dizia:
“Lá vem a abelha-mestra” ou “Viva a abelha-mestra”.
No
Natal, quero ter a boa vontade (boa nova), a mesma que os anjos anunciaram em
Belém.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





