segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Itinerário formativo da Familia Andaluz

Queridos membros da Família Andaluz

Há já algum tempo que se tem vindo a sentir a necessidade de um caminho mais organizado para a Família Andaluz. Um caminho que possa ser percorrido por aqueles que vivemos em Angola, na Bélgica, no Brasil, na Guiné-Bissau, no Luxemburgo, em Moçambique, em Portugal, ou em qualquer outro país.
Vivemos realidades diferentes. Mas queremos aprofundar o que nos une e o que nos ajuda a viver fraternalmente e a caminhar em família, inseridos como membros activos na grande família cristã, que é a Igreja.
Neste sentido, venho hoje apresentar-vos um projecto de caminho. Um Itinerário Formativo que nos levará até à 1ª Assembleia Geral da Família Andaluz a decorrer em Julho de 2012. Parece muito tempo? Sabemos como ele corre veloz. Temos pois que o aproveitar bem, como nos dizia Luiza Andaluz.
Seguidamente explico os principais passos:

1. Dia 20 de Agosto – Celebração do Início do Itinerário Formativo da FA – e que constitui também o compromisso pessoal e de grupo de querer caminhar e pertencer à Família Andaluz.
Segue com esta carta a proposta de celebração. Se o grupo não se puder reunir no dia 20 poderá realizar a celebração no momento em que iniciarem as actividades do grupo.
2. Em cada mês será enviada uma proposta de reunião de formação. O objectivo geral deste Itinerário Formativo é “Viver a alegria de filho de Deus no seguimento de Jesus Cristo e no compromisso cristão segundo a identidade carismática da FA”.
O esquema base das reuniões será:
- Invocação ao Espírito Santo
- Partilha em Família
- Tema do mês (incluindo oração)
- Na Igreja e na Vida (compromisso na vida)
- Oração final pela FA

Cada grupo, e cada membro individualmente, compromete-se a:
- Participar activamente nas reuniões e actividades propostas;
- Encontrar tempos de oração pessoal e em grupo;
- Dedicar um tempo semanal à acção da comunidade cristã, em que vive;
- Viver durante o tempo que medeia os encontros, o desafio proposto na reunião.

3. Janeiro de 2011 – Realização a nível nacional (ou regional) de um encontro/celebração da Família Andaluz. Contamos que neste encontro se possa analisar o 1º esboço dos estatutos da FA.
4. Janeiro de 2012 – 2º Encontro Nacional (ou regional) e celebração da passagem para a 2ª etapa do Itinerário Formativo.
5. Julho de 2012 – I Assembleia Geral da FA. Finalização desta etapa de formação.

Este projecto é de todos e construído com a ajuda de todos. Por isso, peço-vos que vão fazendo chegar aos/às coordenadores/as de cada país os vossos ecos, vivências, críticas e sugestões.
Só o empenho de todos poderá fazer da Família Andaluz um pouco do fermento que ajuda a levedar a nossa humanidade com os valores do Reino de Deus. Era este o desejo de Luiza Andaluz:

“Precisamos de almas grandes que saibam viver, na realidade, o sacerdócio de Cristo.”




Lisboa, 6 de Julho de 2010


Abraça-vos com amizade fraterna



Ir Mafalda Leitão

Sem comentários:

Enviar um comentário