terça-feira, 18 de setembro de 2012

Celebração dos 50 ANOS DE CONSAGRAÇÃO da Irmã Maria Gertrudes Ferreira em Alcobertas

   No dia 16 de Setembro, a paróquia de Alcobertas celebrou com simplicidade  e profundidade, os 50 anos de vida religiosa da Irmã Gertrudes.
   A família da Irmã manifestou alegria  e muito gosto na celebração, sobretudo o Padre José Miguel, seu sobrinho, que concelebrou e fez a homilia. As pessoas da paróquia também se mostraram felizes com o acontecimento e o coro cantou a vozes, primorosa e oportunamente, a alegria do seguimento de Cristo.
   O pároco, Padre Pedro Dionísio, presidiu à celebração, revelando grande acolhimento, abertura e empenho nos preparativos necessários e durante as várias surpresas que foram acontecendo na mesma:

     - após a homilia, apareceu uma flor branca, quando falámos da castidade que está na base do amor gratuito, universal, sacrificado e generoso, que inflama o coração daqueles que seguem Cristo, no seu estilo de vida virginal;


     - um saco sem nada, quando falámos do coração pobre, que deposita confiança total em Deus Pai, que bem sabe do que temos necessidade, e que tem Cristo como único tesouro;

    - uma cadeia entrelaçada, representando a comunhão que a obediência gera, tornando-nos disponíveis para sermos instrumentos de Jesus, na sociedade atual, na expansão do seu Reino.

   Sentimos as pessoas vibrarem de alegria, quando as seis Irmãs presentes na celebração, deram as mãos, ao falarem do valor da nossa vida comunitária, lugar de encontro com Deus, connosco mesmas e com a vida de todas as pessoas, partilhando as suas alegrias e tristezas.

   Aqui ficam, as palavras, cheias de gratidão ao Senhor, que a Irmã Gertrudes proferiu, em oração ao Pai:

   Senhor, neste dia e neste momento, louvo-Te e dou-Te graças por tantas e tantas coisas belas que me tens concedido ao longo destes 50 anos de consagração, na Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

   Sinto bem fundo, dentro de mim, aquela Tua palavra silenciosa e amiga de há 50 anos: “Vem, e segue-me!”.
   “Seguir-Te. Senhor,” - diz a minha Fundadora, e eu repito – “é um doce programa de vida!”. Nem sempre tem sido fácil, mas Tu dás-me a graça de acreditar que caminhas comigo, e, - como diz o salmo 22 – o teu cajado me sustenta e me livra de todos os perigos”!

   Obrigada, Senhor, obrigada! Dou-Te graças também pelos Pais que me deste. Eles me ensinaram que Tu és o Deus presente na vida de cada um de nós, o Pai, o amigo de todas as horas.

   Obrigada, pela família que tenho, onde sinto o teu Amor, que vem de Ti.
   Entrego-Te as suas vidas.

   Lembro-Te, Senhor, este povo de Alcobertas, onde nasci e cresci e também com ele aprendi a amar-Te na pessoa de cada um.

   Louvo-Te, Senhor e bendigo-Te, dou-Te graças e canto para Ti:    Cantarei ao Senhor, por tudo o que ele fez por mim! 
   Ámen!


Sem comentários:

Enviar um comentário