terça-feira, 30 de outubro de 2012

“TUDO O QUE TENHO É D’ELE”



            A serva de Deus, Luiza Andaluz, dizia com frequência: “Já não faço nada…o Senhor vai-me tirando a vista, paciência!... tudo o que tenho é d’Ele…” (testemunho de uma irmã em A audácia e Serviço). A nós, falta-nos a sabedoria da madre, a sua doação total ao Senhor para nos deixarmos de perguntar o porquê do sofrimento.
Porquê só a mim? Penso que a resposta está na pessoa que somos, Ele não quer o sofrimento, somos nós que o procuramos começando por estragar toda a obra que o Senhor pôs ao nosso alcance. Escolhemos a nossa forma de vida e não a que Deus escolheu para nós. Colocamo-Lo do outro lado da rua e assim vivemos à nossa maneira, não temos compreensão, lealdade, amizade entre casais e filhos o que resulta em divórcio e zangas.
É melhor serem dois do que um só: obterão mais rendimento no seu trabalho, se um cair o outro levanta-o” Ecl 4, 9-10
Às vezes fazemos grupos de pessoas que pensamos serem as melhores mas por vezes… Estragamos a natureza e é com a nossa ganância que fazemos o sofrimento.
Então, quando vemos alguém sofrer perguntamos: “Onde está Deus?” e aí damos conta que ele esteve sempre ao nosso lado. Deus mandou-nos o seu filho para nos mostrar como devemos viver e a prova de que Ele não quer o sofrimento é que o Seu Filho curou doenças, ressuscitou mortos, acalmou tempestades, deu de comer a multidões, curou-nos dos nossos pecados. E mesmo assim continuamos a perguntar “Porquê eu?”.
Temos que ler, meditar, compreender e pôr em prática a palavra do Senhor e aceitar com amor o que o Senhor nos dá pois Ele é Pai e darmos graça por tudo.
Todas as criaturas vos obedecem porque com uma só palavra fizeste todas as coisas, envias-Te o vosso espirito e tudo foi criado e nada pode resistir à vossa voz. Mas aqueles que Vos temem serão verdadeiramente grandes aos Vossos olhos.” Judite 16, 15-19.

Augusto Gomes Ferreira, FAG

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um novo membro

Hoje, dia 25 de Outubro de 2012, a Família Andaluz ganhou mais um membro. Nasceu o Santiago, filho da Andreia, coordenadora da Família Andaluz de Portugal e do Gonçalo. Parabéns aos Papás e ao Santiago.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Novo ano, nova vida!

A Família Andaluz amarelejense iniciou este novo ano de atividades, no passado dia 10 de Outubro, agora, mais enriquecida pela presença do novo pároco, que está muito interessado em conhecer Luiza Andaluz e a sua obra, e manifestou o desejo de fazer parte do grupo.
Tivemos como pano de fundo deste primeiro encontro, a celebração que nos foi enviada para 20 de Agosto, pois pareceu-nos importante refletir este tema, na véspera da abertura do Ano da Fé.


Para nos falar deste acontecimento tão importante na Igreja, convidámos o Pároco que, logo aceitou com muita alegria. Foi um encontro muito interpelativo e esclarecedor na linha da fé: o que é a fé? Em que é que acreditamos? Que diferença há entre a Igreja Católica e as outras Igrejas cristãs? (testemunhas de Jeová e outras seitas, etc.) Foi um encontro dinâmico e dialogante.
Como já é normal, no final do encontro houve um pequeno lanche que proporcionou um agradável momento de convívio fraterno.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jubileu da Quinta das Tílias




Celebrámos o Jubileu de 25 anos da Quinta das Tílias, no dia 14 de Outubro, em ambiente de Congregação e alargado às Comunidades paroquiais envolventes, contando cerca de cem pessoas.
A Eucaristia, às 16 horas, foi presidida pelo senhor D. Joaquim Mendes que, na parte final da homilia, fez uma referência explícita à partilha dos bens das casas religiosas e destacou o caso concreto da Quinta das Tílias ao serviço da Igreja de Lisboa.
A Irmã Luísa tomou depois a palavra para agradecer às pessoas presentes, nomeadamente aos escuteiros que se responsabilizaram pelo acolhimento e pela animação litúrgica vivida com muita interioridade. Agradeceu, mais particularmente ao casal Pinto pela elaboração dos painéis de azulejos que passaram a alindar e a identificar os diferentes espaços e, ainda, pelo filme evocativo da história da Quinta das Tílias e do agora chamado Espaço Pastoral Luiza Andaluz, que foi projectado a seguir.


Cantámos os parabéns, com letra feita a propósito e que apresentamos no final do artigo, e confraternizámos à volta da mesa em ambiente simples e familiar. Algumas pessoas fizeram o percurso pela Quinta desfrutando dos espaços e das melhorias mais recentes.


Cantamos com gratidão
Em dia de jubileu
P’lo dom deste belo espaço
Que o Pai nos ofereceu.

Aqui todos aprendemos
A servir até ao fim
Cada qual dá o que pode
No Reino é mesmo assim.

Nossa vida partilhada
Exigência da pobreza;
Deu-nos esta maravilha
Com um sabor de “riqueza”.

Riqueza que não é nossa
É dom para partilhar,
Com quantos por aqui passam
P’ra com Deus se encontrar.

Esse encontro na Verdade
No convívio, em reflexão
É apanágio de santos
Aurido na oração.

De restauro em restauro
Temos quase um Santuário
Tudo aqui fala de Deus
De modo extraordinário.

Desde os grandes eucaliptos
Às pequenas plantações
Tudo apela ao Transcendente
E à união dos corações.

Ajudam-nos Santa Teresa
A mística das moradas
E Francisco Xavier
O Santo das caminhadas.

Na casa da Anunciação
Aprendemos com Maria
A dar nosso sim a Deus
Na vida de cada dia.

Louvamos a Deus Trindade
Com Maria, por Jesus,
Pelo cantinho do Céu
No Espaço Luiza Andaluz.

(Ir. Rosária Cardoso Martins)



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

11 de Outubro de 1939



A 11 de Outubro de 1939, isto é há 73 anos, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima recebe, de Roma, o decreto de aprovação canónica.

Nesse mesmo dia
Luiza Andaluz e as primeiras 24 Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, fizeram os seus primeiros votos.“Só quero o que Deus quer” é regra de vida para Luíza Andaluz. O seu projeto de vida, seguido na fidelidade de um coração ardente e generoso, é fonte de profunda paz e de grande alegria.

“(Só desejo) c
onhecer claramente a vontade de Deus em tudo que empreendo e ter luzes e forças para a seguir em toda a perfeição de que seja capaz”
Luiza Andaluz, 14ª Carta ao seu conselheiro espiritual, D. Manuel da Conceição Santos, 1936, p.2)
Cf. Deolinda Serralheiro, UMA SÓ COISA DESEJO, 2007

Irmã Teresa Frias, sNSF

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jubileu da Quinta das Tílias

A Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima tem a alegria de convidar para o Jubileu de 25 anos da Quinta das Tílias cuja celebração terá lugar no dia 14 de Outubro de 2012, com o seguinte programa:

16h00 - Eucaristia, presidida pelo senhor D. Joaquim Mendes
17h00 - Momento evocativo da história da Quinta
             - Lanche partilhado


Solicita confirmação até ao dia 4 de Outubro (Tel. 219 435 355; Telm. 966 435 093)