quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Família Andaluz do Castelo de Sesimbra celebra o dia 20 de agosto


No dia 20 de Agosto a Família Andaluz do Castelo de Sesimbra celebrou, em festa, o 42º aniversário da morte da serva de Deus, Luiza Andaluz. Apesar do mês de Agosto ser um mês de férias, não foi impedimento para que o grupo da Família Andaluz acolhesse, com muita alegria, o convite para celebrar os quarenta e dois anos da partida de Luiza Andaluz, para o Pai. Associou-se a esta celebração, o nosso pároco, Pe. Eduardo Nobre, que, com a sua inteira disponibilidade, quis estar connosco presenteando-nos com o melhor dom: a Eucaristia.


Com a presença da quase totalidade dos seus membros, e depois do acolhimento, pelas 18,00, o encontro iniciou, na sala da residência das Irmãs, servas de Nossa Senhora de Fátima, Santana, com um momento de oração seguido da projecção do Power Point: “Uma vida dinamizada pelo ‘novo’ de Deus, seguindo-se um tempo de diálogo e reflexão. Fez-se um momento de silêncio, e todos foram convidados a escrever no seu desdobrável a palavra que melhor traduzisse o apelo/desafio, sentido depois desta vivência celebrativa. Deixamos aqui as palavras que brotaram do coração de cada um: Amor, Paz, União, Fé, Confiança Disponibilidade, Caridade, Luz, Busca da vontade de Deus, Abertura aos mais carenciados.
Em seguida fomos para a Capela onde foi celebrada a Eucaristia. Esta, foi animada pelo grupo: Irmãs e leigos. Depois da Comunhão, foi recitado o jogral, proposto pela coordenação nacional da Família Andaluz, para este dia, e que, a seguir, transcrevemos:

Jogral

1 - Luiza procura sempre o Senhor. Vai ter com Ele de dia, quando o caminho é claro e o horizonte é aberto. Vai ter com Ele nas noites das dúvidas, das contradições, dos abandonos…
2 - Pela fé viva que se revela na confiança e no dinamismo da vida de Luiza
Todas - Nós Te louvamos Senhor!
3 - Concede-nos uma fé que nos leve a buscar-te na confiança de que a Tua Luz será mais forte que qualquer penumbra que nos possa surgir no caminho.
Todas – Nós Te pedimos Senhor!

1 - Luiza reconhece o Senhor nos diferentes sinais da Sua presença, no silêncio e no recolhimento, nas pessoas, nos acontecimentos…
2 - Pelo acolhimento à presença reveladora de Deus, manifestada no sentido evangélico com que vê as diferentes realidades e lhe dá resposta.
Todas - Nós Te louvamos Senhor!
3 - Concede-nos a capacidade de Te reconhecer e acolher nos diferentes sinais em que Te revelas: no nosso mundo, na nossa família religiosa, em nós mesmas...
Todas - Nós Te pedimos Senhor!

1 - Impulsionada pelo Amor, Luiza nasce do Alto. Deixa-se transformar, em dinâmica pascal, como Maria junto à Cruz.
2 - Pela abertura colaborante à acção transformadora da graça de Deus que conduz Luiza a uma vida nova…
Todas - Nós Te louvamos Senhor!
3 - Concede-nos o dom da conversão que nos configura a Ti e nos faz seguir-te como discípulas chamadas a viver e a testemunhar o dom da fraternidade.
Todas - Nós Te pedimos Senhor!

1 - Luiza aprende a linguagem do Espírito e deixa-se levar aonde Ele quer. Por isso, vive na escuta atenta e na resposta pronta e generosa.
2 - Pela disponibilidade em aprender, pela docilidade à voz do Espírito, pela diligência em corresponder aos seus desafios, presentes na vida de Luiza.
Todas - Nós Te louvamos Senhor!
3 - Concede-nos um coração vigilante e atento, uma inteligência iluminada e uma vontade fortalecida, para irmos aonde o Espírito nos quiser levar
Todas - Nós Te pedimos Senhor!


Depois desta “refeição” tão abundante, e tão rica de sentido para todos (a Eucaristia), o convívio continuou em grande alegria e festa no refeitório, para o jantar partilhado que esmeradamente foi preparado por cada um. Foi com muito contentamento que o Pároco também participou neste jantar/convívio. Por sua vez, o grupo também lhe fez uma surpresa, cantando-lhe os parabéns antecipados, pois celebra o seu aniversário a 21 de Agosto. o que muito o sensibilizou.
Saímos deste encontro mais felizes e mais enriquecidos pela força da Palavra de Deus, da Eucaristia e do testemunho de vida que bebemos da serva de Deus, Luíza Andaluz, e que desejamos se torne vida nas nossas vidas.



Castelo de Sesimbra, 20 de Agosto de 2015
O grupo coordenador

Sem comentários:

Enviar um comentário