



Seguimos Jesus Cristo numa radical confiança em Deus construindo a comunhão em Igreja como Maria, a Serva do Senhor.

Para mais informações contacte-nos: familiaandaluz@servasnsfatima.org
Era uma vez um monge, chamado Demétrio, que a meio de uma das suas viagens, deparou-se com um ferido, pedindo socorro. Como os ferimentos lhe não pareceram muito graves, Demétrio explicou ao ferido que não podia demorar, porque Deus estava à espera dele na cabana, antes de anoitecer, do outro lado da montanha.
No dia 15 de Outubro em S. Mamede, Lisboa, celebrámos as bodas de prata e outro de consagração religiosa de 7 Irmãs da Congregação: Alice Pereira, que se encontra na Comunidade da Casa Mãe e Lucília Gaspar, Superiora Geral, que este ano celebram os 25 anos. E os 50 anos de Faustina de Jesus, que está na Comunidade da Região da Imaculada Conceição, em Moscavide; Ilda Marçal e Irene da Conceição, actualmente na Quinta das Tílias; Fernanda Tavares e Teresa Azemel, pertencentes à comunidade da Casa Luiza Andaluz, em Fátima. Celebrávamos também, neste dia, os 88 anos do início da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.Reunimo-nos na Capela da Casa Geral para a celebração da Eucaristia, que foi introduzida por um pequeno filme, fazendo memória da vida de consagração das Irmãs festejadas, com fotografias das próprias e das comunidades por onde passaram. A Eucaristia foi presidida pelo senhor Patriarca, D. José Policarpo, que também celebra este ano o 50º aniversário de Ordenação Sacerdotal. Durante a homilia referiu a sua ligação à Congregação e desta ao Patriarcado de Lisboa onde nasceu. E porque se celebrava nesse dia a memória de Santa Teresa, salientou a importância da contemplação nos tempos actuais e de nos centrarmos no essencial que é Jesus e conciliarmos contemplação e acção. Seguiu-se um encontro à volta da mesa para um lanche-convívio.
Luíza Andaluz marcou o dia 15 de outubro para início da vida comunitária – dia em que as primeiras Irmãs começaram a viver em comum, partilhando tudo o que tinham -, por ser o dia de Santa Teresa de Ávila. Esta santa tem um papel singular na descoberta da vocação de Luíza Andaluz.
No Sábado, dia 8 Outubro, foi fundado o grupo dos mais novos (crianças dos 7 aos 12 anos) no Luxemburgo. Estavam presentes 5 crianças acompanhadas dos pais e 6 não puderam estar por terem outras actividades marcadas. É um grupo pequenino, "mas tudo o que nasce pequeno cresce" (R. Carneiro).
Vamos ter um ritmo quinzenal ao sábado das 15h às 16h. Coordena este grupo a Isabel Morim com a Cindy Mateus. A proposta é trabalhar o livro ANDA com o coração na LUZ.
O próximo encontro será a 22 de Outubro, sobre o Baptismo de Luiza Andaluz. Nesse dia será também escolhido o nome do grupo.
Ir Donzília, Luxemburgo
