quinta-feira, 13 de outubro de 2011

88 anos de vida comunitária: 15.10.1923 - 15.10.2011

Luíza Andaluz marcou o dia 15 de outubro para início da vida comunitária – dia em que as primeiras Irmãs começaram a viver em comum, partilhando tudo o que tinham -, por ser o dia de Santa Teresa de Ávila. Esta santa tem um papel singular na descoberta da vocação de Luíza Andaluz.

Durante uma Missa em que participava, lembro-me que estava pensando se não seria temeridade em estar tentando copiar e imitar Santa Teresa. Na minha acção de graças, depois da sagrada comunhão, ouvi estas palavras que me eram ditas interiormente: “a florista quando quer fazer uma flor, escolhe para seu modelo a mais linda flor”.
Luíza Andaluz (O Itinerário de Luíza Andaluz, pág.94)

Neste mesmo dia, se marcou a abertura do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes.

No seio da minha família, entre as numerosas pessoas das minhas relações (…), no meio de Santarém, ninguém sabia nem sequer suspeitava do verdadeiro fim dos nossos esforços unidos no mesmo ideal de perfeição de vida religiosa, em que procurávamos servir a Santa Igreja. Continuámos assim encobertas durante alguns anos. O Colégio e a Creche davam razão de ser ao pessoal que ia enchendo as duas casas.
Luíza Andaluz
(O Itinerário de Luíza Andaluz, pág.107)

Sem comentários:

Enviar um comentário