sexta-feira, 31 de agosto de 2012

“Deixa-me ir à frente”

Comentário ao retiro de adultos de 18 a 20 Agosto

Começamos o retiro da F.A. Adultos com uma historieta que a irmã Maria dos Anjos desencantou não sei de onde, mas com certeza que foi com a bênção de Deus. Começa com a compra de uma bicicleta de dois lugares e mostra em que lugar nós devemos seguir.


Muitas vezes seguimos caminhos que para nós são os melhores mas quando alguém nos diz: Pára! Vamos falar, pensar juntos, quero dizer-te que há mais caminhos para além daqueles que conheces. O caminho da confiança, humildade, caridade, escuta, esperança, liberdade e serviço. Entre outros que vamos descobrindo na companhia dos outros.

“Deus tem muito para nos dar e a nossa confiança agrada-Lhe” Madre Luiza.

Numa reflexão sobre a eucaristia, o tema era: Como é que eu vivo a eucaristia? A missa é o centro da nossa fé. Nos momentos mais fracos penso o porquê de tanto sofrimento. Na eucaristia ouvimos que Jesus sofreu, morreu e fez dos Seu corpo nosso alimento. Se não comungarmos, a missa não faz sentido. Na comunhão, Ele transforma-nos, estamos n’Ele e Ele em nós. Se a missa é alimento também é missão para a minha vida. São João diz-nos: “A missa torna presente o sacrifício na cruz”. Ao comungar somos templo de Deus vivo. Ele habita em nós e nós vivemos com Ele, sendo servos e pondo-nos ao serviço dos outros.

A irmã Maria dos Anjos deixou no ar esta pergunta: É Deus que se transforma na minha vida ou sou eu que me transformo em Deus? Será em mim que Deus se transforma e é na eucaristia que Ele se transforma. São Paulo diz-nos: Não sou eu que vivo. É Cristo que vive em mim!

Na minha opinião, a missa é um dom, mas não devemos ir várias vezes por dia, pois pode-se tornar um vício e estragar o que Deus quer realmente de nós, que é a escuta, o serviço, a oração, a caridade, etc. N’Ele toda a amargura se torna em doçura.

Numa observação que eu fiz, disse que no retiro devíamos falar mais sobre a Madre Luiza, mas tive uma resposta muito sábia. A Dona Helena disse-me discretamente que a Madre não gostaria de se colocar à frente d’Ele. Concordei com a opinião e lembrei-me de uma frase da Serva de Deus: “Confia na providência divina que nunca falta”. Ela pôs sempre o Senhor à frente.

No dia 20, a FAG fez a sua oração pela ida de Serva de Deus para a Casa do Pai e que certamente está a interceder por nós!



Augusto Gomes Ferreira, FAG





 

Sem comentários:

Enviar um comentário