sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O DIA 20 DE AGOSTO, NA COMUNIDADE DE COIMBRA


Telefonema de um lado, convite directo de outro lado, recados pelos vizinhos, os contactos possíveis em tempo de férias… Foi assim que fomos preparando, com amor e alegria, o dia do nascimento para o Céu da nossa Madre Fundadora.
Preparado o ambiente exterior, cuidámos de interiorizar a vivência deste momento, celebrando, no dia 19 à noite, uma Vigília de Oração, que teve por base o esquema enviado pelo Governo-geral, já com a Ir. Alzira de novo connosco, após o acompanhamento que teve de prestar à sua mãe.
Da celebração do dia 20, fica-nos o testemunho e partilha de uma das participantes, tal como se segue.
«Os dias festivos, referentes a Luiza Andaluz, vão-se tornando parte da vida de um grupo de amigos que, pouco a pouco, nos vamos sentindo “Família Andaluz” junto com as Irmãs da Comunidade das SNSF, em Coimbra.
O dia 20 de Agosto de 2014, foi mais um destes momentos em que nos reunimos para celebrar a vida e a Fé, comemorando o 41º aniversário do “Dies Natalis” de Luiza Andaluz, em tempos de Jubileu pelos 75 anos da Aprovação Canónica da Congregação, por ela fundada.
A pouco e pouco fomos chegando, congregando um belo grupo de 26 pessoas. Pelas 21h00, antes da Celebração da Eucaristia, a Ir. Inês Vasconcelos leu a mensagem da Superiora Geral, Ir. Lucília Gaspar, dirigida à Família Andaluz (Irmãs e leigos), mensagem que foi logo transformada em convite e desafio a iniciarmos a caminhada que, formalmente, nos tornará «Família Andaluz», - (uma vez que de coração e na nossa missão já o vamos sendo) - aprofundando e actualizando o carisma que Deus concedeu a Luiza Andaluz, no concreto do nosso dia-a-dia, a fim de levarmos Deus ao mundo, e o mundo até Deus.
A Eucaristia foi o momento alto e feliz do nosso encontro, sendo presidida pelo Sr. Padre Fernando Pascoal que, com alegria, profundidade e simplicidade, nos desafiou à santidade a exemplo de S. Bernardo, cuja memória celebrámos neste dia, e de Luiza Andaluz que “passou fazendo o bem e tornando os outros felizes”.
O encontro terminou com um alegre e descontraído convívio, possível numa comunidade que se vai fortalecendo à medida que também se vai sentindo identificada com o testemunho de vida de Luiza Andaluz e, naturalmente, se vai abrindo aos laços fraternos de uma vida Confiada ao "Deus das Surpresas", (in Ressonância nº54/Agosto de 2014), de quem Luiza Andaluz dizia:”Só o Senhor nos enche de felicidade o coração”.»

 Lucília Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário