terça-feira, 2 de setembro de 2014

QUERO VER JESUS E FICAR COM ELE

Eu e a minha esposa Tágylla, participámos no retiro para leigos nos dias 15 a 17 de Agosto em Fátima, em que a frase-chave era “Quero ver Jesus e ficar com Ele”. Estávamos ambos com uma grande expetativa porque ela nunca tinha feito um retiro aqui em Portugal (participou em alguns no Brasil) e eu já tinha feito três com os Missionários Combonianos (dois em Portugal e outro no Brasil).

Fomos calorosamente recebidos e acolhidos pelas Irmãs sempre simpáticas e atenciosas, pela irmã Deolinda que foi a orientadora do retiro e pelos outros elementos (oito) do pequeno grupo que se tornou muito próximo entre si.


O retiro teve momentos preciosos de oração pessoal, algumas orações em grupo muito participativas em que todos se entregaram de forma entusiasta e com alegria e onde também houve espaço para a "amena cavaqueira" durante as refeições!

E ainda teve o "bónus" de termos ido rezar o terço no sábado à noite na Capelinha das Aparições e a procissão das velas! Eu e a minha mulher nunca tínhamos ficado de noite em Fátima por isso foi um momento muito especial e tocante...

A irmã Deolinda orientou o retiro de uma maneira simples, objetiva, prática e muito próxima. As suas explicações foram de uma grande ajuda para as nossas reflexões pessoais.


As leituras escolhidas do Novo Testamento foram as seguintes:
·       Zaqueu  Lc 19, 1-10
·       Samaritana  Jo 4, 1-41
·       Parábola do Filho Pródigo  Lc 15, 11-32
·       Bem aventuranças  Lc 5, 1-12 e Mt 6, 20-26
·       Discípulos de Emaús  Lc 24, 13-35
·       Cântico de Maria (Magnificat)  Lc 1, 46-55



Para mim os momentos que mais me tocaram, foram aqueles dedicados à oração pessoal. No meu dia a dia não é fácil arranjar um tempinho para a oração pessoal. Costumava fazer uma oração breve pela manhã e “toca a andar”. Todas as noites, eu e a Tágylla dedicamos algum tempo à oração conjunta antes de nos deitarmos, o qual apreciamos bastante. Por isso, o meu compromisso assumido no final deste retiro, foi de tentar dedicar um pouco mais de tempo à oração pessoal pela manhã. É com enorme satisfação e alegria que posso dizer que estou a conseguir cumprir esse objetivo! Já há algum tempo que pensava fazer isso, mas ia sempre adiando, deixando para o dia seguinte, continuando acomodado. E foi este retiro que me deu o “empurrão” que estava a precisar e que me levou, finalmente, a dedicar mais tempo à oração pessoal e reflexão. Neste retiro “vi Jesus e fiquei com Ele…

“Quando tudo parece perdido Deus está presente” 

           Luiza Andaluz
Álvaro Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário