quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Encontro da F.A. Luxemburgo


No dia 29 de Setembro a Família Andaluz reuniu-se para celebrar o 41° aniversário da morte de Luiza Andaluz. Foi o primeiro encontro depois das férias. A alegria do reencontro fez-se sentir em cada um de nós. O acolhimento que se fez de uns aos outros foi muito familiar e cheio de esperança de seguirmos em frente seguindo os passos de Luiza Anadaluz.

O nosso encontro realizou-se na capela de Limpertsberg, onde costumamos rezar a Hora de Vésperas. A foto de Luiza Andaluz foi colocada em destaque e, com fotos da sua vida, foi traçado um caminho, dando vida à celebração. Começámos por acolher a Irmã Sandra no seio da Família Andaluz (FA) do Luxemburgo. Acolhemo-la de mãos abertas e com um coração grande. Cada membro partilhou os seus sentimentos e desejou as boas vindas. Tivemos um pensamento especial para com a Irmã Donzília, que Deus chamou para outra missão.
Foi neste alento de sentimentos que demos início à linda celebração do 41° aniversário da morte de Luiza Andaluz, cantando com alegria o cântico: “Que Alegria quando me disseram vamos para a casa do Senhor.”
Um dos membros leu a carta da Irmã Lucília, Superiora Geral da Congregação e outro a mensagem do Samuel, coordenador geral da FA. Cartas dirigidas à Família Andaluz dos diferentes países. E, embalados pelas lindas palavras e desafios, demos seguimento à celebração, escutando e meditando sobre a “Exortação Evangelii Gaudium” (n° 49). Foi linda a partilha que se seguiu. Cada um pôde partilhar a sua experiência de um acontecimento onde também “saiu para dar de comer e saciar a fome” como o papa convida. Partilhar a esperança e acender, ou tentar ao menos acender, a luz que muitas vezes se apaga na vida de muitos irmãos.
Terminada a partilha, foi o momento da Palavra de Deus, Mc 6, 34-44. Lemo-la duas vezes, de modo que a interiorizássemos. Depois de um tempo de silêncio, com uma música ambiente a suave voz da Irmã Sandra embalou-nos numa meditação profunda. Que momentos maravilhosos!
A seguir lemos algumas passagens da vida de Luiza Andaluz, “buscando o bem do próximo, ia de casa em casa, nunca desanimava”, acolhendo-as como se fossem dirigidas a nós. Como se ressoasse: ide também vós ao encontro dos mais necessitados. “Dá pouco a Deus quem não lhe dá tudo” diz-nos Luiza Andaluz.
Todas estas mensagens mergulharam de novo numa partilha de sentimentos, onde todos nos enriquecemos uns aos outros. Deixámo-nos embalar com o cântico “Vivendo o dia-a-dia com Jesus, na intimidade e no amor foi Luiza Andaluz, uma serva do Senhor”.
No momento das preces, foram colocadas velas no caminho do historial de Luiza Andaluz. Houve, também, espaço para as preces espontâneas, onde cada um colocou nas mãos do Pai uma intenção: de súplica, de perdão, de louvor e ação de graças.


O nosso encontro terminou com o cântico: “Enviados em Missão com Luiza Andaluz”. Partimos com o desejo e esperança do próximo encontro, onde aguardamos a visita da Irmã Lucília.

Com muito carinho Dores e António


1 comentário: