terça-feira, 5 de maio de 2015

Retiro da Família Andaluz de Bruxelas


Mais uma vez, o grupo se reuniu para o nosso segundo retiro anual.
O primeiro no tempo do Advento e, agora, dia dezoito de Abril, em tempo Pascal.
Começámos o nosso dia, invocando o Espírito Santo e, assim, iluminados no mesmo Espírito de Deus, seguimos o nosso dia caminhando com Jesus e os dois discípulos de Emaús. Texto Bíblico Lc 24, 13-27.
Esta conversa entre os dois discípulos e Jesus, ajudou-nos a compreender que, por vezes, nós caminhamos no meio das nossas frustrações do sofrimento e tão desanimados, que ficamos com o nosso coração e olhos fechados, e nem acreditamos que JESUS caminha connosco, mesmo nas nossas dificuldades. Ele está sempre presente e aponta-nos o caminho mais seguro para a nossa vida.
Foi o que aconteceu aos dois discípulos. Caminhavam, falavam com Jesus e tão entristecidos seguiam o caminho, que não se aperceberam que era Ele, o próprio que tinha Ressuscitado. Foi preciso que Jesus entrasse na casa deles e à mesa tomasse o Pão, abençoou-o, partiu-o, entregou-lho e, só ali, eles viram e acreditaram. A partir dali foram anunciar o que lhes tinha acontecido pelo caminho.
Este dia foi vivido como um grande desafio, um grande convite... Entrámos em silêncio, em vários momentos do dia, e convidamos Jesus a ficar connosco, a caminhar e a entrar na nossa casa, duma maneira muito interior e forte: Como é que cada um de nós vive a sua fé, a testemunha e a dá a conhecer aos outros?
O nosso dia foi chegando ao fim, deixando-nos mais enriquecidos e com a certeza que também nós, através desta experiencia, somos os discípulos de Emaús: temos a missão de acreditar e somos testemunhas da Ressureição de Jesus Cristo!
''Foi o momento de lembrar Luiza Andaluz. Também foi uma grande discípula de Jesus Cristo em toda a sua vida... Estando sempre atenta a voz do Senhor... Acreditou sem vacilar ''.
Terminámos o nosso dia em oração, dando graças a Deus, presente no Santíssimo Sacramento, e invocando a partilha e as intenções de cada elemento. Com a Bênção do Senhor, também nós, acreditamos no Ressuscitado.
Um bem haja às Irmãs da Comunidade, por todo este dia, pelo acolhimento com que nos receberam em sua casa e fizeram com que nos sentíssemos mais família, mais discípulos e regressássemos a nossas casas, com a nossa fé muito mais fortalecida.


Família Andaluz de Bruxelas

Sem comentários:

Enviar um comentário