terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mensagem de Natal da Coordenação Geral da Família Andaluz



Amigos da Família Andaluz
É com muita alegria que desejo a todos vós e às vossas famílias um santo e feliz Natal cheio de amor, alegria, saúde, paz, ou seja, cheio de CRISTO.
Vivemos um ano de Mudança  - o Ano da Misericórdia. No Angelus de 11 de janeiro, o Papa Francisco  disse: "Estamos vivendo no tempo da misericórdia. Há tanta necessidade hoje de misericórdia, e é importante que os fiéis leigos a vivam e a levem aos diversos ambientes sociais. Adiante!” Deus fala-nos de uma maneira tão discreta e tão especial. Assim como na vida de Luiza Andaluz que a Misericórdia seja este Ano e sempre o rumo da nossa caminhada.
Feliz Natal e Boas Festas

Um Abraço em Cristo

Samuel Gomes

Coordenador Geral da Família Andaluz

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PARTILHA DO RETIRO DA FAMILIA ANDALUZ COM IRMÃ ISILDA


Olá a todos,

Estamos felizes e renovados com a visita da nossa querida Irmã Isilda que esteve com nossa Família Andaluz nos dia 27 a 29 de novembro deste ano, na nossa paróquia aqui em São Gabriel da Palha/ES Brasil.


No dia 27/11(sexta feira) nos encontramos na casa de um dos membros da família Conceição Marquesi ás 19h e lá tivemos um momento de oração na espiritualidade da misericórdia divina. Fazendo valer a espiritualidade que Luiza Andaluz viveu. Foi muito agradável. Depois fizemos o planejamento para 2016 e avaliação de 2015. Partilhamos com algo que cada um levou. Pudemos nos ver, matar as saudades e conversar e resolver  alguns tópicos.

No dia 28/11(sábado) nosso encontro se iniciou as 15h para um momento de espiritualidade. Foi profundo e fabuloso do qual vivenciamos o ano da misericórdia em textos no data show, um lindo estudo sobre o Advento – “ um broto surgirá do tronco de Jessé” e sobre Nicodemos. Encerramos as 19h.


No dia 29/11 (domingo) as 7:30h nos reunimos na comunidade São Tiago, para uma celebração Eucaristia linda onde tivemos facilidade de entender sobre o advento, a faxina que devemos fazer para receber melhor Jesus devido ao encontro de sábado. “O rebento de Jessé brotará em nosso coração?”. Após a missa confraternizamos um delicioso café  da manhã ofertado pela querida comunidade para todos. Em seguida fomos para a casa de Regina e Adelmo Scalfone, membros da Comunidade São Tiago e presente sempre que possível na Família Andaluz.  Pouco antes do almoço, Irmã Isilda fez um momento de oração onde entregou para cada família presente uma imagem de Jesus menino, depois todos juntos pudemos deliciar o churrasco e almoço.


Estes momentos sempre nos fortalece e nos persevera. A presença das irmãs e muito importante com a gente. Agradecemos a Deus a disponibilidade dela ter vindo, a sua vida e vocação.


Desejamos a todas as irmãs da congregação e membros da Família Andaluz, uma boa continuidade para o Advento.


A Deus tudo confiamos, por Maria e Luiza Andaluz.

Abraço fraterno,


Vaninha Besse Roberto e Juraci Roberto

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Encontro da Família Andaluz de Luxemburgo, 9 de Novembro de 2015

A Família Andaluz reuniu-se mais uma vez à volta do tema: “ A Palavra e o empenhamento cristão” ”Um olhar sobre a nossa casa comum”

No encontro anterior ficamos de ler os capítulos 1 e 2 da Laudato Si e reflectir sobre os mesmos para podermos partilhar, em Família Andaluz, as nossas opiniões.



Capítulo 1:
É um alerta para a terra-mãe, um enfoque sobre a nossa cultura do descarte que é a principal causa da crise ecológica que atravessamos.

Foram muitas as partilhas e sentiu-se o quanto as pessoas foram sensibilisadas por este tema.
Depois da partilha visualisamos o Vídeo que nos alerta para a situação na nossa Terra.

Seguiu-se um trabalho e reflexão sobre os efeitos da poluição - Partilha dos grupos

Tema 2: Poluição da água e escassez, dificuldade de acesso ao consumo de água de qualidade:
 O grupo refere a dificuldade de acesso à água por parte das pessoas mais pobres no Brasil e também para a falta de saneamento básico.
As crianças adoecem com vermes na barriga. Só as pessoas de nível social mais elevado têm saneamento. Devido à escassez de água esta, quando existe, não é usada correctamente e acaba por ser desperdiçada.
Em muitas partes de África também não há água canalizada, é um bem raro, geralmente são as mulheres que se ocupam do seu aprovisionamento. As águas da chuva são recuperadas e guardadas em cisternas para uso posterior, tem de se poupar para usufruir da água todo o ano. Tem de haver uma grande sensibilização para reaproveitamento deste bem precioso.
Quem vive no Sul do planeta está mais confrontado com esta triste realidade que é a injustiça do mundo.

Forma criativa: Pesa no bolso - quem tem excesso de consumo deve pagar por isso pois só quando sentimos no bolso é que mudamos a nossa atitude.
Sente falta - quem consome acima da média devia ficar sem água umas horas, um dia, etc. sentindo a falta podemos mudar a nossa atitude.
  
Tema 4: Deterioração da qualidade da vida humana e degradação social:
Quando usamos o nosso carro poluímos, gastamos combustível, entramos na individualização pois deixamos de partilhar transportes comuns e deixamos de falar com os outros.
Eu para ir trabalhar entro no meu carro dentro da garagem e saio dentro da garagem. Desta forma eu fico sem ter contacto com quem vive ao meu redor.
Por exemplo: Tenho uma vizinha com quem não tenho contacto, pois apenas a conheço de vista do bairro, que me veio trazer uma prendinha para o meu neto. Fiquei alegremente tocada com o seu gesto pois a minha falta de diálogo não me fazia prever esta situação. A que se deveu esta atitude? A minha nora, que é muito social e fala com toda a gente, adora conviver, encontrou esta senhora nos transportes públicos, daí o gesto da mesma; foi para dizer obrigada pela abertura, amizade e partilha."
Agora estamos mais alertas para partilhar o carro, utilizar os transportes públicos assiduamente, apreciar a natureza, contactar e partilhar com os outros.
Um outro exemplo é apreciar a qualidade de ar na estrada e no campo.

Forma criativa: Passeio a pé, conversando e partilhando opiniões, partilhando sentimentos, admirando a linda paisagem da nossa Terra Mãe.
  
Tema 6: Fraca resposta aos problemas ambientais:
Conta-se a história de uma mulher mal-arranjada que se passeava todos os dias à beira-mar com um saco de plástico na mão e de quem as pessoas se afastam devido ao seu aspecto mal cuidado. Quando preguntaram quem era este personagem vieram a saber que ela andava a limpar a praia de vidros e toda a espécie de lixo.
Um alerta também para a fraca resposta perante as terras que estão a ser invadidas pelas águas do mar.
Temos de alertar e prevenir o futuro com mais convicção.

Terminamos com muito entusiasmados pedindo ao Pai perdão pelo nosso mal trato da Sua Criação.


Tempo de Oração

Propostas extras de aprofundamento e reflexão sobre a nossa pegada ecológica.

Despedimos-nos com alegria compremetemo-nos a continuar a ler a Laudato Si para o nosso próximo encontro.