quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Encontro da Família Andaluz de Luxemburgo, 9 de Novembro de 2015

A Família Andaluz reuniu-se mais uma vez à volta do tema: “ A Palavra e o empenhamento cristão” ”Um olhar sobre a nossa casa comum”

No encontro anterior ficamos de ler os capítulos 1 e 2 da Laudato Si e reflectir sobre os mesmos para podermos partilhar, em Família Andaluz, as nossas opiniões.



Capítulo 1:
É um alerta para a terra-mãe, um enfoque sobre a nossa cultura do descarte que é a principal causa da crise ecológica que atravessamos.

Foram muitas as partilhas e sentiu-se o quanto as pessoas foram sensibilisadas por este tema.
Depois da partilha visualisamos o Vídeo que nos alerta para a situação na nossa Terra.

Seguiu-se um trabalho e reflexão sobre os efeitos da poluição - Partilha dos grupos

Tema 2: Poluição da água e escassez, dificuldade de acesso ao consumo de água de qualidade:
 O grupo refere a dificuldade de acesso à água por parte das pessoas mais pobres no Brasil e também para a falta de saneamento básico.
As crianças adoecem com vermes na barriga. Só as pessoas de nível social mais elevado têm saneamento. Devido à escassez de água esta, quando existe, não é usada correctamente e acaba por ser desperdiçada.
Em muitas partes de África também não há água canalizada, é um bem raro, geralmente são as mulheres que se ocupam do seu aprovisionamento. As águas da chuva são recuperadas e guardadas em cisternas para uso posterior, tem de se poupar para usufruir da água todo o ano. Tem de haver uma grande sensibilização para reaproveitamento deste bem precioso.
Quem vive no Sul do planeta está mais confrontado com esta triste realidade que é a injustiça do mundo.

Forma criativa: Pesa no bolso - quem tem excesso de consumo deve pagar por isso pois só quando sentimos no bolso é que mudamos a nossa atitude.
Sente falta - quem consome acima da média devia ficar sem água umas horas, um dia, etc. sentindo a falta podemos mudar a nossa atitude.
  
Tema 4: Deterioração da qualidade da vida humana e degradação social:
Quando usamos o nosso carro poluímos, gastamos combustível, entramos na individualização pois deixamos de partilhar transportes comuns e deixamos de falar com os outros.
Eu para ir trabalhar entro no meu carro dentro da garagem e saio dentro da garagem. Desta forma eu fico sem ter contacto com quem vive ao meu redor.
Por exemplo: Tenho uma vizinha com quem não tenho contacto, pois apenas a conheço de vista do bairro, que me veio trazer uma prendinha para o meu neto. Fiquei alegremente tocada com o seu gesto pois a minha falta de diálogo não me fazia prever esta situação. A que se deveu esta atitude? A minha nora, que é muito social e fala com toda a gente, adora conviver, encontrou esta senhora nos transportes públicos, daí o gesto da mesma; foi para dizer obrigada pela abertura, amizade e partilha."
Agora estamos mais alertas para partilhar o carro, utilizar os transportes públicos assiduamente, apreciar a natureza, contactar e partilhar com os outros.
Um outro exemplo é apreciar a qualidade de ar na estrada e no campo.

Forma criativa: Passeio a pé, conversando e partilhando opiniões, partilhando sentimentos, admirando a linda paisagem da nossa Terra Mãe.
  
Tema 6: Fraca resposta aos problemas ambientais:
Conta-se a história de uma mulher mal-arranjada que se passeava todos os dias à beira-mar com um saco de plástico na mão e de quem as pessoas se afastam devido ao seu aspecto mal cuidado. Quando preguntaram quem era este personagem vieram a saber que ela andava a limpar a praia de vidros e toda a espécie de lixo.
Um alerta também para a fraca resposta perante as terras que estão a ser invadidas pelas águas do mar.
Temos de alertar e prevenir o futuro com mais convicção.

Terminamos com muito entusiasmados pedindo ao Pai perdão pelo nosso mal trato da Sua Criação.


Tempo de Oração

Propostas extras de aprofundamento e reflexão sobre a nossa pegada ecológica.

Despedimos-nos com alegria compremetemo-nos a continuar a ler a Laudato Si para o nosso próximo encontro.


1 comentário: