terça-feira, 13 de setembro de 2011

FA - Vivência Fraterna de Comunhão




“Senhor Augusto, temos de falar! Não é assim numa família?”, uma conversa entre dois membros da Família Andaluz, num dia frio de Inverno, à porta do Hospital. Falámos da FA, da nossa família. É de compreender que o conteúdo da conversa não o irei dizer, mas foi muito rica e consoladora. É assim numa Família!
Para mim, a FA é uma vivência fraterna de comunhão, partilha, de fé comum e ajuda entre os membros do grupo. Motiva-me o carisma da Madre Luiza, os trabalhos das irmãs, que se distribuem para meditar e pôr em prática. Trabalhos que releio em casa porque são muito ricos e devem ser lidos pausadamente para assim os pôr presentes na nossa vida.
Nunca deixarei de ter presente um papelinho que um membro da FA me deu em Santarém. Sempre que estou em baixo, triste, vou lê-lo. É como uma força interior que vem dele. Isto só acontece entre família. Sinto-me humilde, mas forte pois, apesar de haver pessoas com mais formação, sinto-me de igual para igual, com partilhas às vezes mais fracas, mas sinceras. Como Luiza Andaluz diz: “A humildade é perfumada flor que, quanto mais se esconde melhor perfume exala!”
Às vezes, peco por dizer que fiz os trabalhos de casa, que li, meditei, mas será que os pus em prática? Tento, mas sou humano. Na minha convivência com os outros, falo muito da Serva de Deus, Luiza Andaluz, no seu exemplo e na família à qual eu pertenço.
D. João de Oliveira Matos dizia: “Jesus convida-nos, em cada idade da vida, a cultivar com diligência a sua vinha predilecta, quer dizer, a santificar a nossa alma.”
No salmo 64, diz-se: “A semente caiu em boa terra e deu muito fruto”. Deus permita que eu seja essa boa terra para acolher a Palavra de Deus como Luiza Andaluz.
Peço-lhe que interceda para que eu, também ao seu jeito, saiba confiar, confiar, n´Aquele que tudo pode e repetir como ela: “ A confiança em Deus é caminho seguro nas dificuldades da nossa vida”.

Augusto Gomes Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário