terça-feira, 31 de julho de 2012

Retiro de Silêncio para Adultos


"Estar no mundo sem ser do mundo, a fazer o bem"

     A semana de espiritualidade foi muito rica em todos os pontos de vista. Penso que foi um continuar do trabalho que temos vindo a fazer no encontros mensais da F.A.G.
D. Nuno Brás perguntava: Quem é o cristão? O cristão é todo aquele que leva para junto dos outros Cristo. 
     No ponto dois, desenvoveu o seu pensamento sobre o sacerdócio comum dos fiéis. O sacerdócio é encontrado a partir de Jesus Cristo nos cristãos. Encontramo-Lo a partir do Batismo. Todo o batizado faz parte de um povo sacerdotal e só quando tomarmos consciência do que é ser cristão é que podemos ser missionários na família, na igreja e na sociedade.


   "O momento em que Deus pede é o mais fecundo, demos-Lhe tudo" Luiza Andaluz 

     A Irmã Inês Vasconcelos afirmou que, para a madre Luiza, o caminho de Deus vivo é o amor! É preciso buscar o amor de Deus para entendermos a Sua palavra, para melhor O servir. Para a madre Luiza, não há nada no mundo melhor que amar Deus, fazer conhecer Cristo no evangelho e vivê-Lo. Para ela,  como na parábola do Bom Pastor, é procurar crianças e adultos para os levar à presença de Cristo e, para tal, têm que ser catequizados! 
     O que mais me marcou na exposição da irmã, foi o seu amor ao próximo, foi que a madre Luiza não só anunciava como denunciava o clamor dos pobres. 
     O Dr. Juan Ambrósio falou sobre o sacerdócio de Cristo como fonte de esperança. Jesus, na morte, pediu ao Pai clemência, mas obedeceu e tornou-Se fonte de água viva. Como sacerdote, ofereceu-se como vítima e obedeceu ao Pai, por amor aos homens.

"A paz é o grande tesouro da alma" Luiza Andaluz

     A irmã Marta referiu que, quando amamos, damo-nos com mais disponibilidade. Somos servos amados por Deus! Amar é um dom. O tema que a irmã Marta desenvolveu havia muito mais para dizer mas mostrou uma grande humildade!


"Quanto mais pobres formos, mais as riquezas inefáveis de Cristo encontrarão lugar em nós" Luiza Andaluz.

     O P. Manuel Morujão disse que temos de deixar a idolatria e passar para a solidariedade e serviço à evangelização, que seja aceite por todos; deixar entrar dentro de nós os valores cristãos e não as modas e vaidades. Sermos igreja em todos os lugares. Deixou-nos, para reflectirmos estas frases:
     Deus só sabe contar até um, e para Ele somos únicos.
     Não somos nós que salvamos a Igreja, é ela que por Cristo nos salva.

     Sobre a Família Andaluz pelo mundo, só tenho estas palavras de S. Paulo: "Ai de mim se não evangelizar!" Se vivermos o carisma da madre Luiza, com certeza que teremos mais força para a evangelização. Felizmente, nota-se cada vez mais uma união entre os membros da Família Andaluz que esperemos que cresça.


"Aproveitemos cuidadosamente o nosso tempo pois foi-nos dado para o fazermos valer por toda a eternidade" a serva do Senhor, Luíza Andaluz.

Augusto Gomes Ferreira, FAG


domingo, 29 de julho de 2012

Assembleia da Família Andaluz

No dia 22 de julho pelas 14h 30min realizou-se a Assembleia da Família Andaluz. Iniciou com uma comunicação do Sr Pe Manuel Saturino Gomes, scj, especialista em Direito Canónico e com vasta experiência em Associações de Leigos.

A comunicação esclareceu a Assembleia sobre o papel das Associações de Leigos na Igreja. Existiu também a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os nossos Estatutos.











A Assembleia foi unânime na decisão de se enviar os Estatutos para Roma com o fim de obter a aprovação dos Estatutos e da Associação.
Foi também decisão da Assembleia que o Governo Geral da Congregação nomeie uma equipa coordenadora geral que exercerá as suas funções até à aprovação da Associação.
Terminámos com a oração de Vésperas.

Final da II Semana de Espiritualidade da Família Andaluz

Terminou a II Semana de Espiritualidade da Família Andaluz. No ultimo dia, Domingo, celebrámos Eucaristia no Santuário.











Seguiu-se o painel final com a partilha de Moçambique, as conclusões da Semana e a Palavra Final da Superiora Geral da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima - Ir Lucília Gaspar.










sábado, 21 de julho de 2012

Último Painel do dia 21 de Julho

Para terminar as comunicações tivemos os testemunhos concretos da missão da Família Andaluz na Igreja e no mundo, nos diversos países onde o nosso carisma está presente.










Painel Espaços abertos à nossa missão

Durante a tarde viajámos por Angola, Bélgica e Portugal no âmbito do painel "Espaços abertos à nossa missão" no qual as irmãs partilharam connosco os modos de evangelização nas diferentes vertentes: educação, emigração e centros sociais.









A manhã do dia 21 de Julho

Iniciámos o dia com a oração da lectio divina em pequenos grupos, partilhando uns com os outros a fé.




A meio da manhã tivemos a conferência "Evangelizar o mundo de hoje a partir dos seus desafios". Nesta conferência o Pe. Manuel Morujão lançou alguns desafios: o da descrença, o dos subtitutos de Deus, o da caridade social, o da defesa da vida e da família. Para responder a estes desafios o Pe. Manuel Morujão propos-nos cultivar as atitudes da confiança, da qualidade, da humildade e da esperança.




Depois desta conferência, tivemos a Eucaristia presidida pelo Pe. Manuel Morujão.


Via Sacra dia 20 de Julho


Pelas 21h partimos rumo aos Valinhos.
Subindo a encosta, saboreando o fresco da noite e o luar, seguimos a cruz.
Cada estação foi preparada e animada pelos diferentes grupos. Foi um forte momento orante.





Durante a tarde do dia 20 de Julho

Durante a tarde, tivemos a apresentação do Painel“Dimensões do Sacerdócio de Cristo”, em que intervieram o Dr. Juan Ambrósio com o tema “O testemunho da Esperança; o Padre Carlos Cabecinhas que desenvolveu o tema “O dom de si” e a Irmã Marta Alves que partilhou connosco a dimensão do Serviço.


Foi um painel muito enriquecedor, no qual fomos desafiados a viver o nosso compromisso de cristão na vida concreta e a empenharmo-nos na construção de um futuro diferente.


Depois do Painel estivemos reunidos em grupos para partilhar as vivências do dia e preparar a Eucaristia e a Via Sacra.
 






A tarde teve o seu ponto alto com a celebração da Eucaristia presidida pelo padre Jean Poul, brasileiro, amigo da Família Andaluz.
 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conferência I e II

 

Iniciámos o dia louvando o Senhor com a oração de laudes.

Seguindo o programa, a primeira conferência sobre "o Sacerdócio comum dos fiéis" foi proferida por D. Nuno Brás. Esta conferência foi desenvolvida segundo duas vertentes:

·         o Sacerdócio comum dos fiéis nos escritos do Cardeal Cerejeira;
·         o Sacerdócio comum dos fiéis na visão do Concílio Vaticano II.


Depois de uma pausa para o café, a Ir. Inês Vasconcelos iniciou a conferência subordinada ao tema "o sacerdócio comum dos fiéis no pensamento de Luiza Andaluz". Da qual destacou alguns traços bem patentes na espiritualidade de Luiza Andaluz no que se refere ao sacerdócio comum dos fiéis: a atitude de lava pés/despojamento, a misericórdia, a importância da liturgia, a Eucaristia como fonte de comunhão com Deus e com os irmãos.

Às conferências seguiu-se um diálogo bastante interessante de esclarecimento de troca de ideias, aprofundamento de algumas questões,...