terça-feira, 31 de julho de 2012

"Estar no mundo sem ser do mundo, a fazer o bem"

     A semana de espiritualidade foi muito rica em todos os pontos de vista. Penso que foi um continuar do trabalho que temos vindo a fazer no encontros mensais da F.A.G.
D. Nuno Brás perguntava: Quem é o cristão? O cristão é todo aquele que leva para junto dos outros Cristo. 
     No ponto dois, desenvoveu o seu pensamento sobre o sacerdócio comum dos fiéis. O sacerdócio é encontrado a partir de Jesus Cristo nos cristãos. Encontramo-Lo a partir do Batismo. Todo o batizado faz parte de um povo sacerdotal e só quando tomarmos consciência do que é ser cristão é que podemos ser missionários na família, na igreja e na sociedade.


   "O momento em que Deus pede é o mais fecundo, demos-Lhe tudo" Luiza Andaluz 

     A Irmã Inês Vasconcelos afirmou que, para a madre Luiza, o caminho de Deus vivo é o amor! É preciso buscar o amor de Deus para entendermos a Sua palavra, para melhor O servir. Para a madre Luiza, não há nada no mundo melhor que amar Deus, fazer conhecer Cristo no evangelho e vivê-Lo. Para ela,  como na parábola do Bom Pastor, é procurar crianças e adultos para os levar à presença de Cristo e, para tal, têm que ser catequizados! 
     O que mais me marcou na exposição da irmã, foi o seu amor ao próximo, foi que a madre Luiza não só anunciava como denunciava o clamor dos pobres. 
     O Dr. Juan Ambrósio falou sobre o sacerdócio de Cristo como fonte de esperança. Jesus, na morte, pediu ao Pai clemência, mas obedeceu e tornou-Se fonte de água viva. Como sacerdote, ofereceu-se como vítima e obedeceu ao Pai, por amor aos homens.

"A paz é o grande tesouro da alma" Luiza Andaluz

     A irmã Marta referiu que, quando amamos, damo-nos com mais disponibilidade. Somos servos amados por Deus! Amar é um dom. O tema que a irmã Marta desenvolveu havia muito mais para dizer mas mostrou uma grande humildade!


"Quanto mais pobres formos, mais as riquezas inefáveis de Cristo encontrarão lugar em nós" Luiza Andaluz.

     O P. Manuel Morujão disse que temos de deixar a idolatria e passar para a solidariedade e serviço à evangelização, que seja aceite por todos; deixar entrar dentro de nós os valores cristãos e não as modas e vaidades. Sermos igreja em todos os lugares. Deixou-nos, para reflectirmos estas frases:
     Deus só sabe contar até um, e para Ele somos únicos.
     Não somos nós que salvamos a Igreja, é ela que por Cristo nos salva.

     Sobre a Família Andaluz pelo mundo, só tenho estas palavras de S. Paulo: "Ai de mim se não evangelizar!" Se vivermos o carisma da madre Luiza, com certeza que teremos mais força para a evangelização. Felizmente, nota-se cada vez mais uma união entre os membros da Família Andaluz que esperemos que cresça.


"Aproveitemos cuidadosamente o nosso tempo pois foi-nos dado para o fazermos valer por toda a eternidade" a serva do Senhor, Luíza Andaluz.

Augusto Gomes Ferreira, FAG


Sem comentários:

Enviar um comentário