quarta-feira, 25 de junho de 2014

Retiro do grupo da família Andaluz, Maputo- Moçambique.


Realizou-se no dia um de Junho de 2014, em Maputo/Liberdade na casa das Irmãs, um retiro com o grupo de leigos da Família Andaluz.
A recepção dos participantes começou por volta das 10h00, após a celebração Eucarística na Paróquia, seguido de um pequeno-almoço grande que nos deu energia para o dia.
O retiro iniciou por volta das 12h00 cujo tema era: Amor como dom de Deus e como resposta.


Iniciámos o nosso retiro com um cântico de acção de graças, por estarmos juntos em união com Deus. Depois a Ir. Maria de Jesus começou o desenvolvimento do tema, apresentando slides, com trechos tirados do Evangelho de S. João que, como ela referiu, é o evangelista do amor. Seguiu-se um momento de contemplação do amor de Deus; foi o momento em que cada um de nós se deixou cativar pelo amor de Deus.
A segunda parte, foi destinada à reflexão sobre as respostas que damos ao amor que Deus nos dá gratuitamente, as nossas atitudes em relação ao grande amor que Deus tem por nós e a nossa correspondência a esse amor.
A Ir. Maria de Jesus falou ainda da missão de Jesus, (Mt 28,16-20), do nosso compromisso em participar da missão de Jesus e da participação de Nossa Senhora na missão da Igreja.
No final, cada participante partilhou a sua experiência do dia. Foi um momento bastante emocionante e forte, pois, cada um exprimiu quanto foi importante poder constatar e sentir que Deus nos ama sem medida. Deus é Amor por excelência, e nós precisamos de participar desse amor de Deus amando-nos, uns aos outros como o Senhor nos amou e nos mandou.
Foi bonito ver e sentir que, neste dia, tivemos oportunidade de recebermos graças abundantes com esta belíssima reflexão, resta-nos agradecer a todas as Irmãs por estas graças. Salientar que saímos deste retiro melhores com vontade de viver à luz do Evangelho. Saímos em paz; como dizia Luiza Andaluz: “Deus é bom, ama-nos tudo pode e nunca falta a quem nele confia.

Terminámos o retiro, com um cântico sobre a missão e a oração do Santo Padre dirigida a Nossa Senhora.

Mª da Nazaré Cumbana



Sem comentários:

Enviar um comentário