terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

COMUNIDADE CASA ANDALUZ - LAMEGO


No dia 12 de Fevereiro, às quinze horas, reuniram-se na nossa casa onze senhoras, sendo cinco do grupo da Família Andaluz, mais cinco que vieram pela 1ª vez, e uma Irmã do Precioso Sangue, celebrar connosco o aniversário da Madre Fundadora.
Iniciámos o encontro, explicando o significado deste dia, para nós Servas. Apresentámos o PowerPoint: “Luiza Andaluz, uma Mulher digna de ser conhecida”. Após a apresentação, cada pessoa recolheu um pensamento de Luiza Andaluz, que motivou um tempo de partilha muito rico: referiram a atitude de confiança em Deus, de Luiza Andaluz; de ser uma pessoa toda voltada para Deus, e dedicada ao bem-estar das pessoas; é um exemplo a seguir. Uma senhora que já leu o livro “Audácia e Serviço” disse que admira imenso em Luiza Andaluz a obediência à hierarquia, ao bispo e à Igreja, que sempre aceitou como vontade de Deus, sabendo prescindir da sua.
 De seguida entoámos o cântico: “enviadas em missão com Luiza Andaluz”… até à capela, levando, cada participante, uma vela que colocou junto à fotografia da nossa Fundadora. Tivemos um tempo de oração de louvor a Deus, pelo dom que foi a vida da sua serva, rezando alguns salmos intercalados com frases da Madre Fundadora e a leitura de um episódio da sua vida de caridade, no livro “Audácia e Serviço” seguida de preces espontâneas.
Seguiu-se um chá com bolinhos, como é habitual nestes encontros, onde se continuou a partilha sobre a serva de Deus, Luiza Andaluz.

As Irmãs da comunidade Andaluz - Lamego

O nosso “sim” a caminho do Natal


Foi com grande alegria que recebemos a Irmã Donzília como orientadora espiritual do nosso grupo que agora inicia este Itinerário, deixamos também aqui uma palavra de gratidão à Irmã Sandra e à Irmã Rosária por todo o tempo que nos dedicaram e por tudo o que nos ensinaram, bem-haja cada uma delas!


Começámos este encontro limando as arestas, aprendendo e tomando algumas decisões mais práticas como a divisão de tarefas (Coordenadora - Soledade, Secretária - Olívia e Tesoureira - Bia) e o valor base do nosso contributo mensal. Recebemos o nosso dossier individual que nos foi oferecido pelas meninas da Fundação em Santarém e que irá guardar os ensinamentos de cada encontro!
Agendámos desde já o próximo encontro que será no dia 20 de Dezembro às 15.30 e que, tal como este, se iniciará com a oração do Rosário juntamente com o Grupo de Oração da Paróquia, seguindo depois para a nossa sala.
Ficou também agendada uma ida à Casa Mãe em Santarém no dia 24 de Janeiro de 2014.
Nesta bela tarde solarenga em que celebramos já a caminhada do Advento demos então início ao Itinerário da Família Andaluz e que forma melhor de começarmos do que lendo e meditando em Isaías 6, 8

«Então ouvi a voz do Senhor a perguntar: «Quem vou enviar? Quem irá por nós?» Eu respondi: «Aqui estou eu! Envia-me a mim.»

Esta passagem toca em cada uma de nós que fazemos parte deste grupo, cada uma sente no seu íntimo que neste momento fomos chamadas a fazer mais.
Cada uma de nós sentiu:
  • Que é Deus quem nos escolhe hoje, aqui e agora, somos mulheres do nosso tempo e é neste tempo que somos chamadas a agir;
  • Que Deus nos dá a confiança para realizarmos a nossa missão;
  • Que somos chamadas a acolher a Deus em cada momento do nosso dia;
  • Dizendo “Eis-me aqui” respondemos àquilo que é preciso fazer;
  • Aceitamos a nossa missão, ainda que seja difícil somos chamadas a dizer sim;
  • Através da Oração escutamos a vontade de Deus, do Deus que é eterno;
  • Perguntando “Quem irá por mim?” só poderemos responder “Aqui estou” ainda que para dar esta resposta nos tenhamos de lançar de cabeça na incerteza;
  • O envio é uma forma de aceitar com alegria e entusiasmo a nossa missão, somos chamadas a dizer como Maria “Faça-se em mim segundo a Tua palavra”;


Neste nosso primeiro encontro fomos chamadas a meditar na nossa vocação, Deus chama-nos para uma missão. O que estamos nós dispostas a fazer? E como o faremos?


Em primeiro lugar somos chamadas a levar a alegria do evangelho aos outros, como?
Estando atentas ao que os outros precisam. É preciso fazer o “cego ver” mostrando-lhe o amor infinito de Deus, é preciso “fazer o coxo andar” levando-o às celebrações eucarísticas, é preciso fazer “o mudo falar” escutando e conversando com quem está só… há tanto para ser feito! Façamos!



terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

S. Gabriel da Palha celebra aniversário de Luiza Andaluz


Hoje, domingo dia 8, a nossa Família Andaluz esteve em festa, para comemorarmos o aniversário, antecipado, de Luiza Andaluz.
A nossa família de São Gabriel da Palha/ES, Brasil, esteve presente na Comunidade Imaculada Conceição, no bairro Cachoeira da Onça, nesta Paróquia.


No início da celebração, na motivação, foi anunciada a nossa presença e o motivo de estarmos presentes. Fomos muito bem acolhidos. Infelizmente não puderam estar todos presentes. Mas, com alegria, registámos este dia.

A celebração foi realizada às 8 horas da manhã. Nas preces, em especial, pedimos pela beatificação de Luiza Andaluz e pelo fortalecimento das irmãs, para que continuem sendo essa luz e chama ardente, ao serviço do Senhor.


A Eliete, no final, agradeceu, falou do dia do nosso encontro e convidou a todos presentes a participarem.
No final, a comunidade, gentilmente, nos ofertou um delicioso café da manhã.

Foi uma manhã agradável e alegre como sempre é quando estamos juntos.

Grande beijo a todas,
Com carinho
Tânia Pessi


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Encontro da Família Andaluz de Lamego


No dia vinte e dois de Janeiro, pelas dezasseis horas, reuniu-se na casa das Irmãs snsf, o grupo da Família Andaluz, (FA) em que as Irmãs participaram.
Estiveram presentes cinco senhoras, duas da 1ª etapa, que estão a iniciar o IFFA, e três das que estão em processo de formação permanente
Iniciámos o encontro com um cântico ao Espírito Santo, seguido de uma breve partilha sobre a vivência do compromisso do último encontro.
Estava preparado um PowerPoint, sobre a vida de Luiza Andaluz, contudo, ficou adiado para o próximo, atendendo à hora e ao número reduzido de participantes.


Reflectimos, rezámos e partilhámos sobre o tema proposto, pelo itinerário formativo: “uma mulher digna de ser conhecida” e Isaías 6,8, que nos deixou interpeladas, a aceitar o convite do Senhor, numa atitude de disponibilidade a exemplo de Luiza Andaluz. A partilha de cada participante foi luz e estímulo ao compromisso.
Após a oração de preces, indicada e a oração da FA, terminámos com a partilha de alguns pensamentos da Serva de Deus, Luiza Andaluz  e o cântico: enviadas em missão…
Como de costumo, tivemos o habitual chá em que se marcou a data do próximo encontro, dia 12.02.2015.

“Ser amor é reproduzir-se nos outros e sentir que nos damos aos outros.” Luiza Andaluz

Comunidade de Lamego