terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O nosso “sim” a caminho do Natal


Foi com grande alegria que recebemos a Irmã Donzília como orientadora espiritual do nosso grupo que agora inicia este Itinerário, deixamos também aqui uma palavra de gratidão à Irmã Sandra e à Irmã Rosária por todo o tempo que nos dedicaram e por tudo o que nos ensinaram, bem-haja cada uma delas!


Começámos este encontro limando as arestas, aprendendo e tomando algumas decisões mais práticas como a divisão de tarefas (Coordenadora - Soledade, Secretária - Olívia e Tesoureira - Bia) e o valor base do nosso contributo mensal. Recebemos o nosso dossier individual que nos foi oferecido pelas meninas da Fundação em Santarém e que irá guardar os ensinamentos de cada encontro!
Agendámos desde já o próximo encontro que será no dia 20 de Dezembro às 15.30 e que, tal como este, se iniciará com a oração do Rosário juntamente com o Grupo de Oração da Paróquia, seguindo depois para a nossa sala.
Ficou também agendada uma ida à Casa Mãe em Santarém no dia 24 de Janeiro de 2014.
Nesta bela tarde solarenga em que celebramos já a caminhada do Advento demos então início ao Itinerário da Família Andaluz e que forma melhor de começarmos do que lendo e meditando em Isaías 6, 8

«Então ouvi a voz do Senhor a perguntar: «Quem vou enviar? Quem irá por nós?» Eu respondi: «Aqui estou eu! Envia-me a mim.»

Esta passagem toca em cada uma de nós que fazemos parte deste grupo, cada uma sente no seu íntimo que neste momento fomos chamadas a fazer mais.
Cada uma de nós sentiu:
  • Que é Deus quem nos escolhe hoje, aqui e agora, somos mulheres do nosso tempo e é neste tempo que somos chamadas a agir;
  • Que Deus nos dá a confiança para realizarmos a nossa missão;
  • Que somos chamadas a acolher a Deus em cada momento do nosso dia;
  • Dizendo “Eis-me aqui” respondemos àquilo que é preciso fazer;
  • Aceitamos a nossa missão, ainda que seja difícil somos chamadas a dizer sim;
  • Através da Oração escutamos a vontade de Deus, do Deus que é eterno;
  • Perguntando “Quem irá por mim?” só poderemos responder “Aqui estou” ainda que para dar esta resposta nos tenhamos de lançar de cabeça na incerteza;
  • O envio é uma forma de aceitar com alegria e entusiasmo a nossa missão, somos chamadas a dizer como Maria “Faça-se em mim segundo a Tua palavra”;


Neste nosso primeiro encontro fomos chamadas a meditar na nossa vocação, Deus chama-nos para uma missão. O que estamos nós dispostas a fazer? E como o faremos?


Em primeiro lugar somos chamadas a levar a alegria do evangelho aos outros, como?
Estando atentas ao que os outros precisam. É preciso fazer o “cego ver” mostrando-lhe o amor infinito de Deus, é preciso “fazer o coxo andar” levando-o às celebrações eucarísticas, é preciso fazer “o mudo falar” escutando e conversando com quem está só… há tanto para ser feito! Façamos!



Sem comentários:

Enviar um comentário