quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Celebração do Aniversário de Luiza Andaluz - Luxemburgo

Como membro da FA que sou, recebi o convite das irmãs para a celebração do 139° aniversário de Luiza Andaluz no Luxemburgo, ao qual respondi com muito gosto.


Foi uma linda celebração, iniciada com uma introdução/um pequeno testemunho, onde não faltaram as boas referências a alguns dos valores de LA assim como da Família Andaluz (FA).
E logo no início da celebração o padre Sérgio referiu o lugar destas pessoas que nos precederam na fé, falando um pouco do Carisma de Luiza Andaluz.


Toda a celebração foi bem animada e participada pela FA adultos e crianças, um pouco a exemplo dos anos anteriores. Porém, este ano tivemos uma surpresa: após a Leitura do evangelho, o padre Sérgio passou a palavra à Irmã Perpétua, sendo que a homilia foi feita pela nossa Irmã.
Ela baseou-se nas três leituras do dia. Eu gostei muito da maneira como a Irmã falou. Gostei sobretudo da reflexão da primeira leitura (Deut 26, 4-10). Foi esta que mais me tocou, porque falava da emigração do povo do antigo testamento, quando tinha Moisés, por chefe; no tempo de hoje ainda acontece emigrar, à procura de uma vida melhor. Nem sempre é fácil ter que deixar a família, os amigos e outros bens. O Povo de Deus também foi com essa intenção de ir à procura duma vida melhor. Este povo que foi massacrado em terra estrangeira, no Egipto. Ele volta-se para Deus com confiança. Deus em Moisés libertou o seu Povo. Isto foi parte da homilia da Irmã Perpétua.
A Ir. Perpétua lembrou aos jovens que importa estar atentos ao chamamento de Deus. “Deus chama-vos e chama-nos a todos, uns para o matrimónio, outros para a vida religiosa ou para o sacerdócio. Deus continua a chamar. A Igreja precisa muito de religiosas e de padres, de homens e mulheres que acolham o chamamento divino. Abramos as portas a Cristo”.

E como neste dia 14 de fevereiro se fez memória de S. Valentim, no final da nossa celebração tivemos ainda um pequeno testemunho do casal Dores e António Borges, que de uma forma muito simples e animada, partilhou a alegria do amor na vida a dois.
Como presente a oferecer a Luiza Andaluz, tivemos uma pequena partilha em favor das meninas da Fundação Luiza Andaluz, Santarém.
Dou graças a Deus por este dom dado à Igreja e à sociedade, porque a vida de Luiza Andaluz, para mim, é um exemplo a seguir.

Amélia da Conceição

Sem comentários:

Enviar um comentário