sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Família Andaluz do Luxemburgo

                                                                                                        
Luxemburgo, 11 de Janeiro de 2016
Tema 6:           Um olhar sobre a nossa casa comum
Iniciámos o nosso encontro com a partilha e a vivência do Natal e do Ano Novo. Ficam aqui alguns testemunhos:
  • Partilha em Família
"Foi uma partilha rica em família mas com muito pouco espaço para o aniversariante. O espírito natalício, como, por exemplo, o ir à missa faltou. Se há convidados em casa é difícil conjugar o receber e o termos de nos deslocar para ir à missa."
"Queria celebrar o Natal com a Eucaristia mas a igreja mais próxima de onde residimos estava fechada."
"Fomos à missa e depois é que abrimos os presentes."
"Passamos em família e em diálogo."
"Dei-me conta que temos uma qualidade de vida invejável, rezámos junto ao presépio, cantámos ao menino, partilhámos, comemos. Todas estas facetas não estão ao alcance de muitas pessoas."
Concluímos este momento com a convicção de é importante expressarmos o que sentimos junto das nossas famílias. A necessidade de propor o que consideramos essencial, sem nos omitirmos, respeitando quem tem outras maneiras de pensar. Frases que podem ajudar a iniciar o diálogo, a abrir horizontes e que nos ajudam a sermos coerentes; para mim é importante esta dimensão do Natal …. gostava que pudéssemos rezar, cantar …
  • Desenvolvimento do tema
2° Capítulo da Encíclica "Louvado Sejas".
Dividimos o grupo em dois, cabendo a cada um a primeira ou a segunda parte do texto.
Frases que mais nos interpelaram:
"Quando se propõe uma visão da natureza unicamente como objecto de lucro e interesse, isso comporta graves consequências também para a sociedade", temos de ter respeito pelo outro e pela natureza.
"O constante desenvolvimento da criação exige a contínua obra do Espírito Santo e a cooperação humana" - se nos unirmos em oração e com uma fé constante, viveremos em comunhão, escutaremos o outro, seremos mais fortes, sendo responsáveis.
"Cada ser criado tem um propósito dado por Deus, revela a bondade e generosidade de Deus,” uma comunhão que nos move a um respeito sagrado, amoroso e humilde.
"Como cristãos, somos chamados a exercer essa responsabilidade seguindo o exemplo de Jesus, que convidou as pessoas a contemplarem a bondade e a beleza do mundo, a viver em harmonia com a natureza”… tomámos maior consciência deste chamamento e da nossa responsabilidade. Só desta forma seremos capazes de enfrentar as causas humanas desta crise.


Alguns excertos do nosso diálogo
Vivemos numa sociedade em que é cada um por si, não se pensa no outro, não cultivamos a empatia e vivemos cada vez mais na indiferença.
Deus criou tudo e nós temos de respeitar a criação como respeitamos as obras de arte, pois ela é valiosíssima.
Falamos no pecado que tudo destrói, começando por destruir a confiança; este foi o exemplo agora com os refugiados e os actos de violação. Deixamos de ver o outro e passamos a julgá-lo; temos de nos deixar iluminar pelo amor de Deus!
  • Sugestões:
A encíclica chama à colaboração dos saberes, científico e religioso e de todos para ultrapassarmos a crise ecológica. Convida a uma mudança de mentalidade que passa por uma nova visão da vida e da criação entendidos como dons de Deus. Como tal, exigem um respeito sagrado, somos chamados a ser cuidadores e guardiães responsáveis. Isto implica uma modificação dos nossos hábitos e comportamentos de consumo, a uma sobriedade de vida de modo a não deteriorar a obra de Deus.
Trabalhar e rezar para preservar a nossa casa! Dialogar, chamar à responsabilidade os políticos das nações, seguir o exemplo de vida de Jesus.
Vimos depois o Vídeo Bless the Lord, que muito nos agradou, ajudando-nos a louvar a Deus pelas maravilhas do seu amor na criação.
  • Na vida e na Igreja
Ficou o desafio de partilhar estas sugestões, indo ao encontro dos outros. Assim como de continuarmos a ler a Laudato Sí e a sublinhar o que mais nos interpela.

Terminámos o encontro com a Oração da Família Andaluz.

Sem comentários:

Enviar um comentário