quarta-feira, 30 de março de 2016

Partilha do grupo FA da Ericeira dos últimos encontros


O grupo da FA da Ericeira reúne quinzenalmente. Fazemos o percurso do IFFA. Estes encontros (formativos, de oração, de partilha e reflexão), ajudam a conhecer Luiza Andaluz, o carisma que ela deixou à Congregação e são para nós leigos, auxílio precioso neste conhecimento e amadurecimento, que vamos fazendo de modo a descobrirmos os dons que o Senhor nos concedeu e a pô-los ao Seu serviço como Luiza Andaluz.
O mês de Março no nosso grupo, foi tempo de alguma paragem, de recolhimento, de momentos para reflectir sobre o caminho até aqui e de escutar o sopro do Espírito Santo sobre o caminho a descobrir.
Num primeiro encontro, vindas da Assembleia, partilhámos os ecos deste dia tão rico em reencontros, de acolhimento mutuo e de envolvimento no espírito de família. Partilhamos ainda, sobre o retiro, participaram três elementos do grupo, que se caracterizou por um tempo de bastante cumplicidade, sossego, interioridade e paz, um momento de recarregar baterias, onde mais uma vez  tivemos um acolhimento excepcional na Casa Luiza Andaluz em Fátima.
O livro Audácia a Serviço foi também trazido para um dos nossos encontros e oferecido a cada membro, este que é um instrumento que devemos trazer bem perto, sempre presente, por nos deixar tão próximas de quem nos junta nesta Família, nos faz sentir em comunhão ao partilhar o carisma, nos inspira e aponta caminhos.
Num segundo encontro, iniciámos com a missão que nos foi confiada para a Jornada da Família Andaluz do próximo dia 25 de Abril. Lemos o texto atribuído ao grupo e partilhamos o primeiro  sentir dessa leitura.
No último encontro de Março tivemos a oportunidade de reflectir sobre o Mistério Pascal. Porque celebrar a Pascoa é celebrar a vida, percorrendo o caminho que nos leva à renovação não podíamos deixar de recordar o caminho que Jesus fez até à Pascoa. Fomos desafiadas a saborear o Amor de Cristo por cada uma de nós. Cristo que se dá inteiramente para inteiramente ficar connosco de modo particular na Eucaristia.
Por fim, arrisco-me a traduzir o que sinto dos últimos encontros com as palavras da Madre à Congregação que não param de soar no meu coração que bate tanto por pertencer a este grupo e à Família Andaluz… “Sejam sempre muito unidas”.

Pela da Família Andaluz

Catarina Oliveira e ir.Joaquina

quarta-feira, 23 de março de 2016

Mensagem de Páscoa 2016 - Coordenação Geral




A todos os membros da Família Andaluz e respectivos familiares gostaria em nome de toda a equipa da Coordenação Geral, desejar-vos uma Santa e Feliz Páscoa. De um modo especial queria dizer a todos vós que estaremos sempre unidos na nossa oração pelo próximo e pela paz no mundo,  em Cristo, através de Luiza Andaluz. A oração é fonte de esperança, de amor e de mudança no coração. Oremos de modo particular pela FA Bélgica e todos os belgas que estão a viver de perto uma situação dramática no seu país. Sede misericordiosos e abri-vos a misericórdia de Deus. "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mt 5, 44). Que a Páscoa seja o ponto de partida para uma vida nova, em  Cristo e cheia do Carisma de Luiza Andaluz. Que a Páscoa se vá renovando sempre na alegria de quem busca a misericórdia do PAI.
Um abraço com amizade

Samuel Gomes
Coordenador Geral da Família Andaluz

sexta-feira, 18 de março de 2016

FA DE LAMEGO REUNIU-SE NO DIA 12.02.2016, CELEBRANDO E CONFRATERNIZANDO


No dia 12 de Fevereiro de 2016, apesar do rigor do temporal, das gripes e das responsabilidades de trabalho de uma sexta-feira à tarde, que impediram vários elementos de estarem presentes, o Senhor proporcionou que uma parte significativa do grupo de Família Andaluz se reunisse para louvar o Senhor pelo dom da vida de Luiza Andaluz, se fortalecer na sua caminhada cristã – tão oportuna neste tempo da Quaresma – e confraternizar alegremente como grupo de amigos.
Após o acolhimento, durante o qual recebemos com alegria uma nova participante, vimos, reflectimos e partilhámos o belíssimo power point sobre Luiza Andaluz e as Obras de Misericórdia que nos ajudou a conhecer melhor esta extraordinária cristã e também a aumentar a nossa sensibilidade para os valores que o Papa Francisco propõe que exercitemos mais neste Ano Santo da Misericórdia.
Já na capela, aonde este grupo tanto gosta de rezar, após o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento presente no sacrário, escutámos a primeira leitura da Missa do dia e rezámos o salmo 50 cantando, com todo o fervor, a antífona Dai-me, Senhor, um coração puro.
Depois, escutámos um excerto da Carta do Papa Francisco para esta Quaresma, rezámos o Magnificat e Preces do livro Vim para Adorar-te, da Fundação AIS, terminando a nossa oração com o Pai Nosso e a Oração da Família Andaluz.
Não faltou, depois, o lanchinho oferecido com todo o carinho e júbilo pela Comunidade, em que confraternizámos e se entrelaçaram os laços da amizade entre todas.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Notícia do jantar das famílias


Atentas aos apelos do Papa Francisco , sair  das nossas zonas de conforto para as preferias onde há irmãos nossos que nos esperam!

Foi com este espirito que mais uma vez a Família Andaluz colaborou na organização e confecção da  Festa das Famílias da  Comunidade Católica Portuguesa. Juntando a este evento para além da Comunidade das Irmãs , várias outras pessoas que de algum modo connosco colaboraram, lembrando especialmente o grupo de jovens
A  esta Festa aderiram  muitas famílias  que estão dispersas por estas terras.Sendo este meio uma forma de congregar e tornar um espaço de convívio alegre e de encontro entre pessoas Saboreando um pouco os costumes tradicionais do nosso País.
Estiveram presentes cerca de duzentas pessoas O  ambiente foi de muita alegria e de boa relação, tivemos connosco Anabela que por um acidente está tetraplégica e que a F A fez questão que toda a sua família estivesse presente neste jantar convívio.


Todos nos sentimos felizes  pela forma como decorreu, pelo bem que se procurou transmitir, acentuando o Ano da Misericórdia e o desejo de continuar a  servir  o Senhor nos irmãos ao jeito de LUIZA ANDALUZ.  


segunda-feira, 7 de março de 2016

Retiro de Leigos em Fátima, Portugal


"Aceitando o convite viemos a este retiro com o intuito de nos aproximarmos de Deus. Estes dias cheios de citações, jogos e reflexões, encheram-nos de bons pensamentos e práticas para levar ao nosso mundo. É preciso deixar de lado todas as nossas dúvidas e os maus pensamentos e procurar na nossa fé, a força para vivermos o dia-a-dia. 


Parámos, fizemos silêncio, escutámos, olhámos e abrimos o coração à misericórdia de Deus. E não é que saímos mais fortes também? 


Após este fim-de-semana repleto levámos um novo sopro para a vida que se propagará por todas as nossas ações! Um sentido obrigada e bem-haja à Família Andaluz!"
Mais uma vez, muitíssimo obrigada.

Atenciosamente,
Mariana Jacinto e Cristina Eiras


 Durante a reflexão sobre um dos temas surgiu-me: Servir ao Senhor é o maior prazer da minha alma é algo que não tem explicação é só ter o desejo de louvar, meditar, contemplar o Senhor e sentir o fogo do Seu Amor, abrir de par em par as portas do meu coração à misericórdia de Deus Pai.  (Da pouco a Deus quem não lhe dá tudo diz Luiza Andaluz).      
   
 Um abraço e muitos beijinhos de amizade da 
Soledade