sábado, 31 de dezembro de 2011

SANTA MARIA MÃE DE DEUS, DIA MUNDIAL DA PAZ!

Coloquemos o Novo Ano sob a protecção maternal de Maria, Mãe do Deus feito homem, Mãe da Salvação, que é Cristo. Como Ela, digamos "SIM!" a Deus que quer salvar o nosso Mundo, que o quer renovar de modo admirável, pelo Amor.
…(Foi de Maria) que o Verbo assumiu como próprio aquele corpo que havia de oferecer por nós. (…) O anjo Gabriel tinha anunciado esta concepção com toda a precisão e prudência; não lhe disse: “O que há-de nascer em ti”, como se tratasse de algo extrínseco, mas "de ti", para indicar que o fruto deste nascimento procedia realmente de Maria. O Verbo, ao tomar a nossa condição humana e ao oferecê-la em sacrifício, assumiu-a na sua totalidade, para nos revestir depois a nós da sua condição divina
S. Atanásio (sec. IV)
"O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a Sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os Seus olhos e te conceda a paz." Assim invocarão o Meu Nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei. Núm. 6, 24-27
Demos graças ao Senhor por todos os dons com que abençoou a nossa vida, durante o ano de 2011, e iniciemos o Novo Ano de 2012, pedindo a sua benção para todos.
Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa Paz!
Senhor, trazei-nos a Paz, guardai-nos no Vosso Amor!
Ele será a Paz! Miq. 5,5ª
Vive sempre em paz quem sabe unir, generosamente, a sua vontade à de Deus. Luíza Andaluz, in Pensamentos - O Amor Opera Maravilhas
A Equipa Coordenadora da Família Andaluz em Portugal deseja a todos um Santo e Feliz Ano Novo, cheio das bençãos do Príncipe da Paz, do Emanuel,  o Deus connosco.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Santo Natal



A Equipa Coordenadora da Família Andaluz em Portugal deseja a todos um Santo Natal,
cheio das bençãos do Deus Menino.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Família Andaluz da Paróquia de Lamas



 Reunir a Família é dos acontecimentos que mais marca todas as pessoas, neste mundo tão stressante que vivemos todos os dias.
Nesta época de Natal é mais fácil falar de amor e fraternidade, mas este é um sentimento que deve permanecer sempre nos nossos corações durante todo o ano.
            Assim, e porque faço parte de uma Família não de sangue, mas de coração que gosto de dar a conhecer e a convidar a fazer também parte dela.
            Somos poucos, mas uma família feliz, porque podemos dar testemunho de um carisma que nos foi deixado pelas irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima e Luísa Andaluz.

Eu nome de Todos os Membros da Paroquia de Lamas , deixo aqui um Enorme Abraço Fraterno de um SANTO NATAL, e que 2012 a Famíla ANDALUZ SE MULTIPLIQUE não só em Portugal como em todo o mundo.

FA Lamas

Última partilha sobre o Advento - Guarda

Nascemos imperfeitos, marcados pelo pecado mortal mas, como forma de purificação, somos baptizados e passamos a pertencer a algo maior do que nós mesmos, a Igreja, esposa de Cristo.
Ao deixar-me ser moldada pelas mãos do criador, confio plenamente nas decisões Dele pois sei que são sempre as melhores porque Ele é pai.


Não quero ser ouro nem prata
Não quero ser vidro nem cristal
Só quero ser 
barro nas Tuas mãos
Para que Tu, Senhor, 
me possas moldar.”

 
Com João Batista, começou o Evangelho, a proclamação da palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao baptizar-me, tirou-me da escuridão para o caminho da luz, com  a água que foi derramada sobre a minha cabeça e com o Espírito Santo, a vela, a guiar-me no dia-a-dia, agindo como “linfa vital”.
“A Deus nada é impossível” e, por isso, quero dizer como Maria: “Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a Tua palavra”, o menos hesitantemente possível.

Raquel Ferreira

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O que é o Advento?


 
Advento é um tempo de preparação para a vinda de Jesus. Devemos, neste tempo, preparar o nosso coração para receber o Deus menino. Já João Batista proclamava no deserto do arrependimento e mudança de vida. Os caminhos do nosso coração devem ser abertos, em direcção ao acolhimento dos nossos irmãos mais necessitados.
A Família Andaluz tem-me ajudado muito a ver estes caminhos de Jesus e a reflectir sobre muitos assuntos importantes da minha vida como cristã.

Odete Monteiro

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Encontro / retiro de leigos - 10 e 11 de Dezembro 2011

“Viver a alegria de filho de Deus,
segundo a identidade carismática de Luiza Andaluz ”
 
No passado fim-de-semana, reuniu-se em Fátima um grupo de 10 Pessoas. Viajaram do Distrito de Beja e de Lisboa, procurando assim preparar-se para um verdadeiro Natal, onde se valorize não os bens materiais mas sim os espirituais.
Procurou-se recordar o significado do Baptismo e consciencializar cada um de nós, a assumir o seu “papel” de cristão, na Igreja e no meio onde se vive e trabalha.
 Através do tema do Baptismo recebemos uma “Marca especial”, que permanece connosco para sempre.
O nosso coração é a Casa de Deus, e esta “casa” está sempre em andamento, sempre connosco… assim como o nosso coração que permanece em nós, para que possamos Viver! (somos casinhas ambulantes!) e como tal devemos dar testemunho de Deus…
Após esta consciência de que com o Baptismo recebemos um Dom, fomos questionados:


 ”Tenho consciência que recebi a vocação à santidade no dia do meu Baptismo?”

E este tema abriu a discussão acerca do que cada um dos membros do grupo estaria dispôs a fazer para dar testemunho de santidade e dinamismo apostólico, a nível individual, familiar, profissional e na comunidade paroquial, tendo como exemplo alguns santos e o carisma de Luiza Andaluz.
Na tarde de sábado, o tempo foi de reflexão bíblica e individual sobre o tema “Alegoria da videira e dos ramos”(Jo 15,1-8). «O meu Pai é o agricultor que cultiva, com amor, a videira e os ramos» «Permanecei em mim».
O cristão só poderá produzir frutos se estiver ligado ao próprio Cristo:  

“Sem mim nada podeis fazer”

Em tempo de Advento dedicou-se o domingo a este tema e á sua explicação e significado, de modo a despertar as nossas capacidades de amor, de oração, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós! 
O fim-de-semana de retiro terminou. Que cada um de nós, após estas reflexões, seja a capaz de dar testemunho como Luiza Andaluz 


Deixa por onde fores passando sinal da tua caridade.”
Luiza Andaluz
Élia Florêncio

 

Partilha do Advento de Dulce Helena


O Advento para mim é o tempo que antecede o nascimento de Jesus. É um tempo para me preparar interiormente. Um tempo para conseguir derrubar os muros que me separam do caminho do Senhor. Tempo também para reflectir, para superar melhor as dificuldades do dia-a-dia e aceitá-las melhor.

Somos, desde há muito tempo, um Povo que Tu governas, que não é designado pelo Teu nome.
Quando não confio e me desvio do Seu caminho, digo: “- Onde está Deus?”. Devo pois, deixar-me guiar pelo Senhor, através da oração e da escuta da palavra.

Jesus foi ter com João para ser baptizado. Foi um exemplo para nós seguirmos; sermos semente a germinar. Devemos pois ter confiança e disponibilidade.

Maria, pela sua disponibilidade, é para mim um modelo de compromisso e um caminho a seguir.

Dulce Helena, Guarda

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Significado do Advento para Maria Celina

O Advento é a preparação para a chegada mais importante que é Jesus.
Como preparo eu essa chegada tão importante? Parando um pouco e não andando neste corre, corre de velocidade em que tudo é atropelado, espezinhado, sem ter o discernimento de ver que estou à espera d’Aquele que vai chegar e que só isso me basta.


Situo-me perante Deus como uma pessoa que sabe que só Deus basta mas que esquece de O colocar em primeiro lugar.
Identifico-me com este Povo apresentado pelo profeta sabendo que Deus é o Redentor e o caminho que devo seguir em tudo aquilo que faço.
O caminho a tomar é colocar em prática aquilo que nos diz o profeta Isaías.

Tocou-me a expressão de João Batista ao dizer que ele apenas baptizava nas águas mas que em seguida viria Aquele que nos ensinaria tudo através de um Espírito renovador.
Deixar-me baptizar por Jesus é, de facto, deixar-me guiar pela Sua mão e acolher os Seus ensinamentos. Espero que venha depressa essa minha transformação de homem/mulher nova.

A figura de Maria seduz-me pela simplicidade de acreditar plenamente no que lhe disse o Anjo e o seu sim firme e convicto.
Fico com o propósito firme e verdadeiro de que Deus me transformará se eu disser o meu sim também pois tudo mais será um dom de Deus.

Maria Celina, Guarda