quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O que é para a Fernanda Monteiro o Advento?

Será uma preparação para a vinda de Jesus. Como dizia S. João Batista – Preparai os cominhos do Senhor, endireitai as suas veredas. Assim também nós deveríamos fazer, na medida da nossa pequenez, como seres humanos, imitando a vida d’Aquele que esperamos.


 Sendo um ser pequeno na imensidão do amor de Deus, talvez me sinta um grão de argila que precisará de ser modelado nas mãos do Grande oleiro que é Deus. Tal como o povo de Deus desterrado para a Babilónia, assim também nós nos podemos identificar como seres que precisam de pensar em Deus, rezar e pedir perdão pelas culpas e remissão dos pecados.

Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas. Com confiança e amor em Deus, seguindo a doutrina que Jesus nos ensinou, poderemos permitir que Jesus nos guie no novo nascimento e nos ajude a tentar modificar as nossas vidas para um mundo melhor.

Maria – porque sendo um ser humano, sem compreender as razões que Deus tinha para com ela, mesmo assim, aceitou ser mãe de uma criança. Só com as palavras do Anjo, sem mais palavras que explicassem melhor aquele acontecimento, ofereceu a sua vida, convicta de que o Senhor estaria sempre ao seu lado para tudo o que daí pudesse advir. Naquele tempo, toda a mulher que ficasse grávida antes do casamento, seria julgada e condenada à lapidação. Ora, Maria sabia que corria esse risco, mas mesmo assim aceitou o que lhe era proposto. Sendo jovem, deixou a sua casa para ir ajudar a sua prima que entretanto ficara grávida. Tal exemplo leva-me a querer cumprir a lei do Senhor na vida quotidiana, tentando levá-Lo para onde quer que eu vá. Tentar dizer sempre o Sim como Maria, mesmo com vacilações.

Fernanda Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário