quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Encontro / retiro de leigos - 10 e 11 de Dezembro 2011

“Viver a alegria de filho de Deus,
segundo a identidade carismática de Luiza Andaluz ”
 
No passado fim-de-semana, reuniu-se em Fátima um grupo de 10 Pessoas. Viajaram do Distrito de Beja e de Lisboa, procurando assim preparar-se para um verdadeiro Natal, onde se valorize não os bens materiais mas sim os espirituais.
Procurou-se recordar o significado do Baptismo e consciencializar cada um de nós, a assumir o seu “papel” de cristão, na Igreja e no meio onde se vive e trabalha.
 Através do tema do Baptismo recebemos uma “Marca especial”, que permanece connosco para sempre.
O nosso coração é a Casa de Deus, e esta “casa” está sempre em andamento, sempre connosco… assim como o nosso coração que permanece em nós, para que possamos Viver! (somos casinhas ambulantes!) e como tal devemos dar testemunho de Deus…
Após esta consciência de que com o Baptismo recebemos um Dom, fomos questionados:


 ”Tenho consciência que recebi a vocação à santidade no dia do meu Baptismo?”

E este tema abriu a discussão acerca do que cada um dos membros do grupo estaria dispôs a fazer para dar testemunho de santidade e dinamismo apostólico, a nível individual, familiar, profissional e na comunidade paroquial, tendo como exemplo alguns santos e o carisma de Luiza Andaluz.
Na tarde de sábado, o tempo foi de reflexão bíblica e individual sobre o tema “Alegoria da videira e dos ramos”(Jo 15,1-8). «O meu Pai é o agricultor que cultiva, com amor, a videira e os ramos» «Permanecei em mim».
O cristão só poderá produzir frutos se estiver ligado ao próprio Cristo:  

“Sem mim nada podeis fazer”

Em tempo de Advento dedicou-se o domingo a este tema e á sua explicação e significado, de modo a despertar as nossas capacidades de amor, de oração, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós! 
O fim-de-semana de retiro terminou. Que cada um de nós, após estas reflexões, seja a capaz de dar testemunho como Luiza Andaluz 


Deixa por onde fores passando sinal da tua caridade.”
Luiza Andaluz
Élia Florêncio

 

Sem comentários:

Enviar um comentário