terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reflexão sobre o Tempo Litúrgico: Advento

   O grupo da Família Andaluz da Guarda (FAG), decidiu que a habitual reunião mensal do mês de Dezembro deveria ser diferente. Assim, no dia 3, Domingo, o grupo reuniu-se para uma tarde de reflexão sobre o tempo litúrgico que estamos a viver: o Advento.

   A reunião teve início, pelas catorze horas e trinta minutos, estando presentes todos os elementos do grupo, à excepção da D. Leocádia e da D. Maria José, devido a questões de saúde. No entanto, estiveram unidas ao grupo, em espírito de família.

   Aos elementos do grupo foi entregue, no início da reflexão, uma folha em branco, na qual fomos convidados a escrever o que era para nós o Advento.

   De seguida, a Irmã Joaquina, enquanto Assistente do grupo, fez uma breve reflexão sobre o tema do Advento, convidando cada um de nós a reflectir, durante uma hora, sobre três textos bíblicos a saber: uma leitura do profeta Isaías (63, 16-17; 64, 2-7); uma leitura do Evangelho de S. Marcos (1,2-8) e a terceira leitura, retirada do Evangelho de S. Lucas (1,26-38).

   Cada um de nós procurou pois o local onde se sentiu melhor e reflectiu sobre os textos propostos.

   Foi uma hora de reflexão, de oração, de interiorização, de intimidade com o Senhor, e em que cada qual procurou expressar em pensamentos, palavras e textos o que estava a sentir.

   São esses sentimentos e impressões que seguidamente transcrevemos, não como forma de invasão da privacidade de cada um de nós, mas sim como sinal de partilha em família que somos e queremos continuar a ser, cada vez mais e melhor.

   
   Começamos pela partilha da mais pequenita do grupo, a Inês.

- "Eu gostaria, com a ajuda de Luíza Andaluz, fazer felizes as outras pessoas, ter paciência e coragem."

- "Eu, como Luiza Andaluz, sei que Jesus gostava de ver as outras crianças felizes."

- "Eu amo tanto Jesus tal como Luiza Andaluz amava."

- "Também gosto de falar de Jesus aos meus amigos."

- "Eu peço muito a Luiza Andaluz que me dê um coração puro como o dela."

 Começámos pela mais novita, mas amanhã haverá mais partilhas... 

1 comentário: